Depois de contabilizar cerca de 750 famílias declarando algum tipo de deficiência física na inscrição para os 992 apartamentos do projeto habitacional “Nova Cachoeirinha”, financiada pela CEF/Minha Casa Minha Vida, a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Habitação decidiu contratar uma empresa especializada para a triagem e comprovação dos dados do cadastro inicial.
De acordo com o Secretário de Habitação José Carlos Broto, a medida foi necessária para dar transparência ao processo de escolha dos deficientes que serão beneficiados. No total, mais de dez mil pessoas estão postulando um apartamento na região Leste de Botucatu.
“Ainda estamos formatando o trabalho que realizaremos para atender aos deficientes físicos. Vamos seguir os critérios apontados pelo Minha Casa Minha Vida, na lei que regulamentou o projeto”, afirmou José Carlos Broto. “Tem muitas pessoas que declararam algum tipo de deficiência, mas existem algumas deficiências que não se enquadram na legislação federal do Minha Casa Minha Vida”.
Segundo o secretário de Habitação, o primeiro passo do encaminhamento da seleção das famílias será uma reunião com quem declarou ter pessoa deficiente física.
“Cerca de 750 pessoas que se inscreveram declararam ter na família pessoas com algum tipo de deficiência. Temos 992 apartamentos e dez por cento deles, ou seja, 99 moradias serão destinadas a pessoas com deficiência física. Vamos seguir criteriosamente os critérios do programa Minha Casa Minha Vida nesse quesito. Tem pessoas, por exemplo, que declararam epilepsia como doença física, mas na lei não se enquadra esse tipo de situação. Por isso vamos reunir as 750 pessoas para explicar quem tem de fato direito e não tem e como será feito o encaminhamento”.
Broto ressaltou que a transparência e o dialogo com os interessados será efetivado nos próximos dias.
“No momento estamos formatando como vamos conduzir esse processo, mas quero deixar claro que os que declararam deficientes serão convocados para nossos esclarecimentos em relação à lei e o que é entendido como deficiente físico”, salientou.
Os apartamentos do Nova Cachoeirinha terão 47,22 m² e estão em fase de conclusão. Recentemente o prefeito Mário Pardini divulgou em seu perfil na rede social imagens de alguns apartamentos que estão sendo finalizados, com azulejos no banheiro e cozinho até o teto.
A entrega dos imóveis deve acontecer até o final do ano e poderá contar com a participação do Ministro das Cidades Alexandre Balbi, que está agendando visita a Botucatu.

 

(com jornal Leia Noticias)