A cada dia que passa fica mais complicada a gestão da pandemia em Botucatu por conta das aglomerações e rejeição dos cidadãos às medidas de controle sanitário contra o coronavirus, o que tem provocado o aumento de casos da doença, internações e exames preventivos que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, Hospital das Clinicas e Faculdade de Medicina.
Só nos primeiros dias de 2021 foram 3 mortes, duas de moradores de Botucatu. Por outro lado a quantidade de pessoas contaminadas pelo vírus chegou a 45 pessoas por dia, sendo 29 botucatuenses internados na UNESP, 10 na UTI, conforme dados divulgados pelos professores Antonio Luiz Caldas Junior, ex-vice-prefeito de Botucatu e João Carlos Vieira.
Questionado sobre o que sugeriria para conter o avanço da doença na cidade, Caldas que é epidemiologista e professor de saúde pública aposentado da FMB, destacou a necessidade de se manter isolado evitando, por exemplo, levar todos da família para compras em lojas e supermercados, uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.
“Houve um afrouxamento desde novembro e isso tem impactado no atendimento no HC e Unimed, com doentes e mortes. Fazemos muitos testes, mas mesmo assim as pessoas estão pegando a doença. Logo após a eleição, enviei meus votos de congratulações ao prefeito Mário Pardini e também um estudo que eu e o Vieira fizemos. Sugeri que o Pardini usasse o enorme prestigio que ele tem, em torno de 85% dos votos dos botucatuenses, para alertar a população sobre isolamento, distanciamento, uso de máscaras para circular na cidade e também sobre o álcool em gel, que ajudam a proteger a comunidade”.
Conforme os números agregados em uma planilha com dados do Município, HC e Estado, nos últimos 14 dias houve um aumento de 17,8%, ocupando 83% do leito UTI do HC e 60% da UTI da Unimed. Todos os leitos de UTI Covid de Botucatu da rede particular e publica estão na media de 76,5%
Pelos dados compilados por Caldas e Vieira, foram 118 novos casos confirmados em 14 dias, nos testes realizados pela Central de Coronavírus e Hemocentro da UNESP. O aumento de casos positivos foi de 23,9%. Os casos negativados foram 375.
Acumulado, desde março, inicio da pandemia em Botucatu foram 4464 casos confirmados da doença acumulados, com 61 mortes, 4045 recuperados. Na quarta feira passada, dia 6, a cidade tinha 358 casos ativos da doença com acompanhamento de profissionais de saúde, 333 pessoas em isolamento domiciliar com sintomas leves ou que tiveram contatos com infectados. Hospitalizados de Botucatu eram 25 pessoas.

PARDINI

O prefeito Mário Pardini ouvido pela reportagem destacou que em todas as entrevistas que dá nas emissoras de radio, sites e canais de televisão, tem repetido à exaustão o alerta sobre o distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel nas mãos e evitar aglomerações.
Pardini lembrou que no início da campanha de conscientização a Prefeitura colocou carros de som percorrendo as ruas da cidade e propagandas em veículos de comunicação, orientando sobre os cuidados para evitar a pandemia. Ele ressaltou ainda que a cidade tem bons indicadores no combate a pandemia e não descartou novamente os carros de som e propagandas diversas.
O prefeito anunciou que no sábado deve ocorrer evento para divulgar a campanha de vacinação que o Estado pretende iniciar em 25 de janeiro.
“Estou conversando com o secretário de Saúde André Spadaro para planejarmos uma ação para divulgarmos a campanha de vacinação na cidade, temos as seringas e equipamentos para armazenar os produtos e devemos anunciar em poucas horas, ações que estimulem a comunidade a manter os cuidados. São várias medidas que estamos planejando”, afirmou.
Conforme apurou a reportagem, o município pretende realizar campanhas estimulando a vacinação, orientando sobre as primeiras pessoas que serão vacinadas e a estrutura a ser usando na vacinação.

(da assessoria)