Professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do HCFMB Dr. Daniel Spadoto Dias | Foto divulgação Unesp
Visando a conscientização e a promoção da saúde da mulher de modo geral, nos dias 30 e 31 de outubro serão realizados mutirões de exames de histeroscopia, conhecidos também como endoscopia ginecológica. O exame permite a visualização da cavidade uterina da mulher, identificando eventuais doenças no útero, como por exemplo o câncer de endométrio. A ação tem como objetivo identificar o câncer em mulheres.
A atividade será desenvolvida pela Diretoria de Assistência do Hospital das Clínicas e disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB).
Segundo o professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do HCFMB Dr. Daniel Spadoto Dias, a iniciativa visa alertar as mulheres sobre sangramentos que podem ocorrer após a menopausa.
“Nenhum sangramento após a menopausa deve ser considerado normal, e sim investigado. No caso do câncer de endométrio, não há exames preventivos, mas a histeroscopia pode identificar uma manifestação precoce da doença, que pode ser tratada rapidamente” explica.
Cerca de 60 mulheres com indicação específica já foram pré-agendadas para realizar o exame. “Vale a pena ressaltar que mulheres que apresentem esse tipo de sintoma, tenham alguma dúvida ou precisem de orientação devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para que, se houver necessidade, sejam encaminhadas ao nosso serviço”, diz Dr. Daniel.
“Estamos aproveitando as comemorações do Outubro Rosa para falar e orientar as mulheres não só sobre a prevenção do câncer de mama, mas também sobre os cuidados com a sua saúde de modo amplo. A conscientização é a melhor forma de prevenção”, acrescenta o médico.

(da assessoria)