Com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento a moradores de rua através da Operação Migrante, a Prefeitura de Botucatu ampliou a estrutura montada no Ginásio Municipal de Esportes “Mário Covas Júnior”.
Como já é de costume, neste período frio do ano, a Assistência Social do Município e a Guarda Civil Municipal se unem para recolher moradores de rua, os encaminhando para o Espaço Acolhedor, onde podem tomar banho, receber refeições e ter um local adequado para dormir.
Neste ano, devido a pandemia do novo coronavírus, foram montados boxes individuais na quadra do Ginásio, onde cada morador tem uma cama, travesseiros e cobertores para passar a noite. Além de poder passar a noite, eles recebem duas refeições: o jantar assim que chegam e o café da manhã.
“Iniciamos essa estrutura com 30 boxes montados e agora ampliamos para 45. Dessa forma, conseguimos atender maior parte desses moradores de rua e oferecer uma separação ainda melhor entre homens e mulheres”, afirma Silvia Fumes, Secretária Municipal de Assistência Social.
Também é disponibilizado aos usuários um local para banho. Toda a estrutura recebe higienização diária, respeitando as normas da Vigilância Sanitária. O Espaço Acolhedor continua abrigando 22 pessoas em situação de vulnerabilidade.