O mercado brasileiro de beleza está em alta e abre cada vez mais espaço para novas oportunidades de negócios. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) , o setor registrou crescimento de 4,3%, entre 2017 e 2018, com a criação de mais de 125 mil empregos.
Para Katia Ayres, esteticista e docente da área de beleza e estética do Senac Botucatu, o momento é excelente para alavancar novos negócios, principalmente, com a oferta do serviço home care, como são conhecidos os cuidados realizados em casa.
De acordo com a especialista, os produtos de uso domiciliar atendem desde necessidades básicas de cuidado da pele, como aplicar filtro solar, até os mais específicos, como clareamento de manchas.
“Além de orientar como e quando usá-los, os esteticistas também indicam quais itens seus clientes devem ter em casa para potencializar os resultados dos tratamentos iniciados nos estúdios e clínicas”.
E como a rotina de cuidados deve ser mantida em casa, a docente acredita que as perspectivas para os profissionais da área que realizam o serviço home care são promissoras. A pesquisa da ABIHPEC revela ainda que a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresceu 567% nos últimos cinco anos no Brasil.
Outro ponto favorável do home care é a customização do atendimento. Para a docente, os tratamentos devem ser individualizados e é importante oferecer soluções com o que existe de melhor no mercado, o que nem sempre está relacionado a altos investimentos financeiros.
“O atrativo do trabalho deve ser uma consulta sobre o que realmente vai fazer diferença. Quem lida diretamente com o público precisa compreender que serviços personalizados são pontos-chave para conquistar a confiança e fidelização do cliente”.
Ainda de acordo com Katia, é por meio da qualificação profissional que o esteticista estará apto para avaliar e orientar o cliente sobre os dermocosméticos mais indicados ao seu tipo de pele, bem como identificar as funções de cada ingrediente da fórmula.
“São muitos os produtos disponíveis no mercado, mas sem conhecer os ativos e a forma adequada de utilização, não obtemos o melhor resultado e, ainda, podemos correr riscos de intercorrências, como aumento de oleosidade, manchas, alergias, e outros problemas”.