Arte-Embraer
A Embraer participa da Agrishow 2019 com uma série de soluções para o agronegócio brasileiro, reafirmando seu compromisso de contribuir para o desenvolvimento de uma produção agrícola mais eficiente no país. O avião Ipanema, líder no segmento no Brasil, serviços de integração tecnológica para otimização do campo e o jato Executivo Legacy 500, importante ferramenta de negócios para o setor, são destaques da participação da Companhia neste ano.
O Ipanema, movido a energia renovável (etanol), garante mais agilidade, eficiência e produtividade, além de menores custos em relação ao combustível de aviação. Com 60% de participação no mercado, a aeronave atingiu recentemente o marco de 1.400 unidades comercializadas.
“O protagonismo do agronegócio na economia nacional impacta positivamente outros setores, como a indústria aeronáutica. Ao longo da sua história, a Embraer esteve presente nesse setor com produtos de alta tecnologia, fortalecendo a agricultura de precisão. A Embraer é líder no mercado de aviação agrícola ao longo de décadas e reforçou recentemente seu compromisso com o setor por meio do lançamento do Ipanema 203”, diz Alexandre Solis, diretor da  da Embraer de Botucatu, onde a aeronave é fabricada.
Utilizado principalmente na pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas, o Ipanema evita perdas por amassamento na cultura e flexibiliza as operações em regiões com terrenos irregulares. A aeronave também tem aplicação em atividades de semeadura, controle de vetores e larvas, combater incêndios e povoação de rios.

IPANEMÃO GANHA PRODUTIVIDADE E CONFORTO

O modelo atual do Ipanema, lançado em 2015, tem 13,30 metros de envergadura de asa e hooper (compartimento onde são armazenados os componentes agrícolas) com capacidade para 1.050 litros em volume.
As novas tecnologias permitem a pulverização com precisão submétrica graças à implantação de altímetro a laser, ao controle de vazão e à abertura e fechamento automático dos bicos de pulverização por meio do sistema de DGPS – GPS diferencial.
Os winglets (pontas das asas) foram reprojetados, aumentando o controle e melhorando a eficiência da pulverização, atingindo uma faixa de até 24 metros com excelente qualidade de deposição.
A aeronave conta com novo sistema de ar-condicionado, cinto de segurança com airbag e cabine mais alta, com novo conceito ergonômico. As alavancas de comando e os pedais também foram modificados, com ângulos mais suaves, que permitem controles ainda mais precisos.

 

(da assessoria)