Rina, é apontada como a primeira vitima do jogo. Ela tinha 16 anos, era popular na internet e se jogou em um trem. O corpo foi decepado e suas fotos estão sendo vendidas nesse grupo

O game russo Baleia Azul começou a chamar a atenção no Brasil no início do ano, devido a uma serie de suicídios atribuídos ao jogo, que ganhou força no site de relacionamento VKontakte (em grupos fechados de ‘amigos’), da Russia. Esse site é parecido com o Facebook, só que com menos regras de controle.

BALEIA AZUL NO BR E REGIÃO

O Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação (Cetic), identificou que ocorreram tentativas de suicídio relacionado ao ‘baleia azul’ em oito estados do Brasil: SP, PR, MG, MT, PE, PB, RJ e SC.

Um caso envolvendo o game foi registrado em Bauru, no ultimo dia 19. Rapaz tentou pular do viaduto na Rod. Mal Rondon.

No Brasil, usando a rede de internet cerca de 19 milhões de pessoas pesquisaram as palavras ‘mutilação” (11%) e “mortes” (6%) nos buscadores de links, como yahoo e google.

No Nordeste a policia relatou a prisão de 20 adolescentes envolvidos no jogo.

A lei brasileira considera crime grave estimular uma pessoa a cometer suicídio ou mutilar-se.

 

Segundo a policia russa e o grupo de cyberativistas Anounymous, esse jogo é inspirado na forma como a baleia azul morre, nadando em direção às praias, onde ficam encalhadas.

Do assédio à eventual morte, são cinquenta dias de tarefas e desafios feito por moderadores que navegam anonimamente na rede e ameaçam os jogadores de crimes contra a família e amigos.

Muitas tarefas são determinadas as 4h20 da manhã.

Após as mortes atribuídas aos membros das comunidades ‘blue whale’ viram negócio.

Um moderador de grupo do VKontakte relatou que ganhou dinheiro vendendo fotos e objetos pessoais de uma garota de 16 anos que se jogou na linha férrea, considerada a primeira vitima do jogo, e de duas jovens que se jogaram de um prédio de 14 andares na Siberia.

A Federação Russa tem uma das mais altas taxas de suicídio entre jovens no mundo. No ano passado foram contabilizados, segundo a Organização Mundial da Saude, mais de 24 mil casos. De acordo com dados do Ministério Publico Geral da Russia, 62% dos suicídios estão associados à relacionamentos desgastados dos filhos com pais, alem de de casos de violência doméstica, informou o site do jornal Novaya Gazeta, que desde o ano passado vem se dedicando a investigar a onda de suicídios.

A maioria dos jovens depressivos são atraídos para os grupos de games, devido a falta de interatividade com pais e amigos, afirmou um psiquiatra ao jornal russo. Na internet, além desse grupo que assusta os brasileiros, existem inúmeros grupos que promovem suicídios assistidos, ou de pessoas que ‘se divertem’ com a morte alheia.

A entrada na comunidade e o jogo começa com slogans inofensivos e ideias despretenciosas. Em um dos casos investigado o moderador introduziu uma pergunta genérica aos novos membros do grupo. “As melhores coisas da vida com a letra “c” – “Sabado, familia, sexo suicida” e pediu citações de músicas que falavam de temas como “fomos para um espaço aberto, neste mundo não há mais nada para pegar”.

Com o tempo, aproveitando-se da depressão ou tendencia suicida do internauta, as questões ficam mais objetivas: “Quantos cotidianos maçantes voce está pronto a viver”, provoca o moderador. Também é mostrado fotos de crianças nos telhados com palavras “somos filhos das gerações mortas”.

A PRIMEIRA VÍTIMA

A primeira vitima do jogo foi uma jovem siberiana de 16 anos de idade. Conhecida como Rina Palenkova, muito popular na web social russa ‘caiu’ nos trilhos ferroviários e teve parte do corpo decepado da cabeça. Imediatamente as fotos do corpo da jovem mutilada foram divulgadas nos grupos fechados da rede social.

Os comentários do grupo Baleia Azul são assustadores: “Rina, voce é a melhor”; “É uma pena que eu não sabia, voce é minha heroina, eu te amo”. Essa ‘heroina suicida’ começou a aparecer também em videos junto com baleias azuis e musicas de animes japoneses na rede VK.

Reportagens no Novaya Gazeta e site Lenta informam que os objetos pessoais de Rina estão sendo disputados em leilões online. Querem a bandana, a última foto que ela postou ao lado da linha de trem e gravações de videos na sepultura.

Rina tinha do melhor, sob o ponto de vista material. Computadores, smartphones e roupas de marca. Filha de pais separados, ela havia se apresentado com grupos de dança da escola em paises como a Coreia e Tailandia.

Na véspera do jogo mortal a jovem escreveu em seu perfil que seria a ultima vez que conversaria com os amigos na rede social e avisou que sua mãe não estava sabendo, mas ela ‘estava no jogo final’.

#F57 #F58 #tihiydom Rina nyapoka #morekitov baleias.
De acordo com reportagem feita pelo site Snopes, alguns dos moderadores do Baleia Azul não estavam interessados no suicídio dos jovens, mas apenas ganhar dinheiro com o perfil comercial da página, devido aos acessos de pessoas interessadas em ver cadáveres.

Felip Liz (ou Phellip Liz), administrador de uma das comunidades da Baleia Azul na Russia, agora fora do ar a ‘f57’  contou ao site Lenta.ru: “So queria aumentar o numero de assinantes para atrair anunciante à página pessoal”.

Para se ter ideia da ausência de emoção do administrador, ele chegou a montar um site exclusivamente com imagens e objetos pessoais de Rina Palenkova, alem de cópias de suas correspondências.

O diálogo do contrato

Você realmente quer jogar?
Um jogo que diz “não há caminho de volta?”
Um jogo que se alimenta de adolescentes vulneráveis?
Um jogo que é controlado por um geek solitário sentado atrás de seu computador em um quarto escuro?
Você realmente não quer jogar o jogo!
Vá e encontre alguns vídeos de gatos no YouTube.
O que você está fazendo aqui? Diga-me nos comentários abaixo.

 

As 50 tarefas antes do suicídio

1. Grave com uma navalha “f57” em sua mão, envie uma foto para o curador.
2. Acorde às 4h20 e assista vídeos psicodélicos e assustadores que o curador lhe envia.
3. Corte seu braço com uma lâmina ao longo de suas veias, mas não muito profundo, apenas 3 cortes, envie uma foto para o curador.
4. Desenhe uma baleia em uma folha de papel, envie uma foto ao curador.
5. Se você está pronto para “tornar-se uma baleia”, esculpir “SIM” em sua perna. Se não, corte-se muitas vezes (castigar-se).
6. Tarefa com uma cifra.
7. Desenhe “f40” em sua mão, envie uma foto ao curador.
8. Escreva “#i_am_whale” no seu estado VKontakte.
9. Você tem que superar seu medo.
10. Acordar às 4:20 am e ir para um telhado (quanto mais alto, melhor)

A T E N Ç Ã O
Se você de alguma forma precisa de ajuda, em Botucatu o CVV vai lhe ouvir.

O atendimento é gratuito feito por voluntários preparados para lhe ouvir.

O fone é 3354-4111. Das 19 às 23 horas. De qualquer lugar fone 141, durante 24 horas

A rede pública de saúde tem atendimento especializado para problemas emocionais.
Procure ajuda!

 

11. Desenhar uma baleia em sua mão com uma navalha, envie uma foto ao curador.
12. Assista vídeos psicodélicos e de horror durante todo o dia.
13. Ouça música que “eles” (curadores) lhe enviam.
14. Corte seu lábio.
15. Fure a mão com uma agulha muitas vezes
16. Faça algo doloroso para si mesmo, fique doente.
17. Ir para o telhado mais alto que você pode encontrar, ficar na borda por algum tempo.
18. Ir para uma ponte, ficar na borda.
19. Suba um guindaste ou pelo menos tente fazê-lo
20. O curador verifica se você é confiável.
21. Tenha uma palestra “com uma baleia” (com outro jogador como você ou com um curador) no Skype.
22. Ir para um telhado e sentar-se na borda com as pernas penduradas.
23. Outra tarefa com uma cifra.
24. Tarefa secreta.
25. Tenha uma reunião com uma “baleia”.
26. O curador informa a data de sua morte e você tem que aceitá-la.
27. Acordar às 4:20 am e ir para trilhos (visite qualquer estrada de ferro que você pode encontrar).
28. Não fale com ninguém o dia inteiro.
29. Fazer um voto que “você é uma baleia.”
30 ao 49. Todos os dias você acorda às 4:20 am, assistir a vídeos de terror, ouvir música que “eles” lhe enviam, fazer 1 corte em seu corpo por dia, falar “com uma baleia”.
50. Saltar de um prédio alto. Tire sua vida.
COMECE O JOGO

 

JORNALISTA TENTA SER BALEIA AZUL

O site da Radio Free Europa divulgou o dialogo entre um jornalista da equipe com o grupo:

Jogador – Eu quero jogar o jogo.

Administrador  – Você tem certeza? Não há como voltar.

Jogador –  Sim. O que isso significa? Não há caminho de volta?

Administrador – Você não pode deixar o jogo assim que começar.

Jogador – Estou pronto.

Administrador – Execute cada tarefa diligentemente e ninguém deve saber sobre ela. Quando você terminar a tarefa, você me envia uma foto. No final do jogo, você morre. Você está pronto?

Jogador – E se eu quiser sair?

Administrador – Tenho todas as suas informações, elas virão atrás de você.

A primeira tarefa que o jornalista da Radio Free Europe foi foi raspar a hashtags, “F58” em seu braço. O jornalista tentou enganar o administrador do jogo com uma imagem de Photoshop, mas o administrador não gostou e parou de responder.


A T E N Ç Ã O
Se você de alguma forma precisa de ajuda em Botucatu o CVV vai lhe ouvir.
O atendimento é gratuito por voluntários preparados para lhe ouvir.
O fone é 3354-4111. Das 19 às 23 horas.
De qualquer lugar do Brasil – fone 141, durante 24 horas
A rede pública de saúde tem atendimento especializado para problemas emocionais. Procure ajuda!