No mês de junho, através de uma parceria com a Prefeitura (Secretarias de Cultura, Turismo e Segurança), com o Cônego Alberto, responsável pela Igreja de Santo Antônio (igrejinha de Rubião Júnior), com o Sr. Luiz Butignoli e o ex-vereador Lelo Pagani, foi realizado no pátio da igreja de Rubião Júnior uma aula aberta de Yoga. O objetivo, além de fazer a prática da Yoga, também foi acompanhar o lindo pôr do sol de Botucatu. A igrejinha favorece essa prática por ficar aproximadamente a 900 metros de altitude, um dos pontos mais altos da cidade. A bela paisagem encenando o encontro ajudou a compor o evento. A ação reuniu aproximadamente 60 pessoas e foi proposta como modo de incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas. 

Oferecida de forma gratuita, a aula foi conduzida pelo instrutor Carlos Rocha, que é professor de Yoga no câmpus da Fazenda Lageado, da UNESP. O encontro concentrou públicos de diferentes idades. 

“O evento foi uma experiência incrível, o Yoga aproxima as pessoas, o que é algo muito positivo. Mesmo sendo um evento gratuito, não há distinção de idade e nem de peso, afinal, a prática em si não tem contraindicação, só pedimos para cada um respeitar os seus limites durante a aula. Nós trabalhamos muito a respiração no tempo em que estávamos reunidos, o estar presente no aqui e agora. Portanto, é algo que vai muito além do físico, o Yoga é, literalmente, uma filosofia de vida”, diz o professor Carlos Rocha.

“Apoiar essa aula e a contemplação do pôr do sol na igrejinha de Rubião Júnior também foi um modo de levar as pessoas para a reflexão sobre sua qualidade de vida. Afinal, além de melhorar a aptidão física e flexibilidade corporal, praticar Yoga reduz o estresse e alivia a ansiedade”, explicou Lelo Pagani, que é um entusiasta da prática e ajudou a organizar o evento juntamente com uma equipe.

“Esperamos que essa aula seja replicada em outros locais da nossa cidade, como Pedra do Índio, base da nuvem, deck do Rio Bonito, por exemplo, locais tão bonitos quanto Rubião Júnior. Em um mundo acelerado, muitas vezes, o que precisamos é proporcionar para nós mesmos bons momentos de paz”, finalizou Lelo Pagani.

Benefícios

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Yoga é um compilado de exercícios respiratórios, de posturas físicas e de meditação para melhorar o controle dos sentidos da mente e do corpo.