O Centro de Operações e Inteligência (COI), em Botucatu, um equipamento da Guarda Civil Municipal com a missão de ser um centro integrado de tecnologia e informação para apoio operacional e estratégico às Forças de Segurança do Município, deverá receber o nome do ex-delegado de Botucatu, Sérgio Paulo Martins Castanheira, que faleceu no dia 10 de junho de 2012, aos 49 anos de idade, em decorrência de um câncer no cérebro. Ele chegou a fazer duas cirurgias e tratamento com quimioterapia.

A proposta é do vereador Marcelo Sleiman, através do Projeto de Lei Nº 21/2021, que será discutido e votado pelos vereadores na Sessão da próxima segunda-feira, 10.

O COI estará localizado em prédio ao lado da Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu, no coração do Centro da Cidade. A estrutura contará com ferramentas de monitoramento e comunicação, observando pontos estratégicos e capacidade de auxílio na prevenção e apuração de crimes.

Além disso, o COI abrigará a central de telefonia (153 e 199) para recebimento dos chamados de emergência e despacho de viaturas da GCM, bem como centralizará as imagens do projeto “Muralha Virtual”.  Essa “Muralha” tem como principal característica o monitoramento veicular através de câmeras de monitoramento inteligentes (OCR) instaladas em pontos estratégicos da cidade e ligadas a um software próprio, que realiza a leitura e inteligência nas informações recebidas pelas câmeras, realizando uma busca ativa dos dados dos veículos com restrições como furtos, roubo ou bloqueios judiciais.

Além disso, o sistema também servirá para inserir em banco de dados do serviço de inteligência da GCM os veículos suspeitos em práticas delituosas para contribuir numa maior eficiência no trabalho investigativo.

Câmeras de monitoramento de segurança instaladas em vias e prédios públicos, áreas comerciais, hospitais, escolas, entradas da Cidade e outros pontos estratégicos, também agregarão ao trabalho das forças de segurança.

 

 

Botucatu Online – com informações da Prefeitura de Botucatu