Botucatu (SP) divulgou que será pioneira no estado de São Paulo na aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose) contra a Covid-19 para a população a partir de 18 anos. Nesta semana, o Ministério de Saúde autorizou a vacinação a partir dos 40 anos.

A ação ocorrerá seguindo um calendário por faixa etária. A imunização começa neste sábado (25), quando todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 16h para vacinar pessoas a partir dos 40 anos. As salas noturnas no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores atendem das 18h às 21h30.

Na sequência, a vacinação ocorrerá da seguinte forma:

  • A partir de 25 de junho: 40 a 49 anos;
  • A partir de 4 de julho: 30 a 39 anos;
  • A partir de 11 de julho: 18 a 29 anos.

 

Para tomar a dose de reforço, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde na data disponível para sua faixa etária, com documento de identificação, foto e cartão de vacina da Covid-19. O intervalo entre as doses deve ser de pelo menos quatro meses.

Pessoas com sintomas gripais ou que tenham contraído Covid-19 devem aguardar 30 dias após os sintomas para se imunizar.

A vacina contra a Covid-19 está disponível para outros públicos também. Pessoas acima de 50 anos já podem se imunizar com a segunda dose de reforço (4ª dose).

Pacientes imunossuprimidos podem se imunizar com a terceira dose de reforço (5ª dose) e crianças a partir dos 12 anos podem tomar a primeira dose de reforço (3ª dose). Além da vacina contra a Covid-19, Botucatu liberou a vacina contra a gripe para todos os públicos.

A cidade já foi pioneira na vacinação em massa da população com a primeira e segunda dose e a dose de reforço contra a Covid-19 em um estudo de eficácia da vacina Oxford/AstraZeneca, em maio, agosto e dezembro de 2021.

Fonte: G1