Regiões das DRS com restrições
O Governo de São Paulo reclassificou o município de Botucatu. Incluída inicialmente entre as cidades com maior flexibilização do isolamento, há cerca de dez dias, a cidade foi reavaliada para baixo e agora está na área laranja, onde o comércio e serviços não essenciais funcionarão por apenas 4 horas por dia e não poderão abrir bares, restaurantes, salões de beleza e academias.
Anteriormente apenas 4 Diretorias regionais de Saúde estavam na fase amarela, entre elas a de Bauru, da qual Botucatu faz parte.
Pelas novas regras shoppings center e comércio poderão abrir por apenas 4 horas e os estabelecimentos não poderão ultrapassar 20% das empresas, de acordo com metragem da loja.
A prefeitura de Botucatu distribuiu uma nota informando que vai ser arbitrada na justiça uma ação para reclassificação de Botucatu. novamente na fase amarela, onde as ações de negócios era mais ampla.
Pardini ressaltou em nota que ”não é justo que um município, exemplo nacional nas testagens, inquéritos epidemiológicos, diagnóstico, isolamento e tratamento precoces, e outras ações de combate ao Coronavírus (…) tenha sua população penalizada por outros municipios da região que tem condição diferente”.

Confira a nota da Prefeitura

A Prefeitura de Botucatu, baseada nos critérios estabelecidos pelo “Plano São Paulo”, do Governo Estadual, projetou todos os indicadores (ocupação de leitos Covid-19, leitos Covid-19 por 100 mil habitantes, variação de casos positivos, variação do número de internações e variação do número de óbitos), que somados aos índices acompanhados diariamente no Município, comprovam que Botucatu estaria compreendida na fase amarela do Plano.
Considerando isso e entendendo a necessidade de restabelecimento da autonomia administrativa dos governos municipais, a Prefeitura entende a necessidade de ingressar com ação para reclassificação do Município na fase amarela do Plano São Paulo, tão logo o decreto estadual seja publicado.
Não é justo que um município, exemplo nacional nas testagens, inquéritos epidemiológicos, diagnóstico, isolamento e tratamento precoces, e outras ações de combate ao Coronavírus, que permitiram a estabilidade e o controle da epidemia até este momento, tenha sua população penalizada por outros municípios da região que têm uma condição diferente.
Continuaremos norteando todas as nossas decisões tendo como foco a vida e o emprego de toda a população.