????????????????????????????????????

Colaram grau concluintes da 55ª Turma de Medicina Veterinária e da 42ª Turma de Zootecnia.

No dia 27 de janeiro, pela primeira vez desde 2019, a solenidade de colação de grau dos cursos de graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, foi realizada de maneira presencial. No Ginásio Poliesportivo da Fazenda Experimental Lageado, colaram grau os concluintes da 55ª Turma de Medicina Veterinária e 42ª Turma de Zootecnia.

Ato oficial da Congregação da Faculdade, a solenidade teve a participação dos professores Cezinande de Meira, diretor da FMVZ; Mario de Beni Arrigoni, vice-diretor da FMVZ; Caio Antonio Carbonari, vice-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas; Willian Fernando Zambuzzi, vice-diretor do Instituto de Biociências e Maria Cristina Pereira Lima, diretora da Faculdade de Medicina. Também estiveram presentes Odemilson Donizete Mossero, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, a vereadora Alessandra Lucchesi de Oliveira e os membros da Congregação da FMVZ, colegiado máximo normativo e deliberativo em matéria de ensino, pesquisa, extensão universitária e administração.

Após a entrada do cortejo universitário e dos formandos, o professor Meira fez seu pronunciamento, dando as boas-vindas aos presentes e saudando os concluintes. Em sua fala, o diretor da FMVZ fez um histórico do impacto da pandemia nas atividades acadêmicas da Faculdade, descreveu as medidas tomadas para seu enfrentamento e valorizou a resiliência da comunidade universitária para a superação das dificuldades desse momento.

“Graças à dedicação de todos, servidores docentes e técnico-administrativos que deram o melhor de si para fornecer a formação adequada aos nossos alunos, foi possível a conclusão do curso no tempo previsto. Temos plena ciência que, mesmo com toda a dedicação, prejuízos no aprendizado foram inevitáveis durante a pandemia. Mas também temos a convicção de que, com o esforço de todos, vocês estão recebendo hoje o grau de médicos-veterinários e zootecnistas com formação de qualidade, preparados para o mercado de trabalho”.

O professor Meira, comentou o empenho constante da FMVZ em procurar oferecer condições para que seus alunos tenham uma formação de qualidade. “Nossa Faculdade possui corpo docente preparado, que se dedica para fornecer as melhores condições de ensino e aprendizagem.

Procuramos atender as demandas do mercado de trabalho, proporcionando aos estudantes, além de uma formação generalista, experiências multidisciplinares, que contribuem para uma postura profissional crítica e reflexiva”.

Após apresentar alguns números sobre a participação das turmas que se formavam em iniciação científica, programas de internacionalização e programas de permanência estudantil, o diretor da FMVZ falou sobre as reformulações nos projetos políticos-pedagógicos para o ano de 2023.

“Nossos cursos começarão este ano com um novo currículo, muito mais moderno, mas sempre mantendo a característica marcante da FMVZ que são as atividades práticas como forma de aprendizado. Nesse novo processo de reestruturação, a Saúde Única, já trabalhada aqui por nós, será o pilar da nossa formação, com ações inter e transdisciplinares, abordando aspectos da saúde animal, saúde humana e meio ambiente. Nesse novo currículo, aliado a metodologias ativas de ensino, proporcionaremos uma formação sólida para o início do exercício das profissões de médico veterinário e zootecnista ou para quem desejar seguir na pós-graduação”.

O professor Meira também fez questão de deixar uma mensagem direta aos concluintes. “A partir de hoje, vocês serão profissionais egressos da FMVZ e terão enorme responsabilidade perante a sociedade. Exerçam suas profissões com seriedade nos cuidados com os animais, na produção de alimentos de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente e ao bem estar animal, fazendo sua parte para combater a fome no mundo e contribuir para o crescimento do nosso país. A FMVZ existe para vocês e sempre será sua casa”.

O discurso seguinte foi feito pela oradora da 55ª Turma de Medicina Veterinária, Silmara Rodrigues dos Santos, que lembrou a trajetória do grupo de formandos.

“Desde o começo lidamos com várias transformações e adaptações. Para a maioria Botucatu era uma cidade nova onde não conhecíamos nada nem ninguém. Com a distância da família e dos amigos, saímos totalmente de uma zona de conforto para mergulhar numa nova etapa da vida. Esse é apenas o início de uma jornada de sucesso e conquistas. Por fim, além dos agradecimentos que devemos aos nossos pais, amigos, professores, à FMVZ, à Unesp e a todos que colaboraram para que estivéssemos aqui hoje, eu gostaria de agradecer a cada um de vocês formandos. Cada um é incrível à sua maneira. São todos dignos dessa conquista e de toda a felicidade que o universo venha a oferecer”.

Silmara também dedicou parte de seu discurso para homenagear a memória da colega Carolina Teixeira Dias, falecida no ano passado.

O orador da 42ª Turma de Zootecnia foi o concluinte Richard Vaquero Ribeiro. Ele fez uso da palavra para destacar a realização de alcançar a graduação na FMVZ e aproveitou para manifestar gratidão aos colaboradores dessa conquista.

“Passamos por dificuldades, frustrações, mas também por momentos inesquecíveis, de muitas alegrias e amizades que nos mostraram que nunca estivemos sozinhos. Mesmo se trilharmos caminhos completamente distintos, levaremos em nossos corações os amigos que aqui fizemos. O sentimento que mais aflora nesse momento é a gratidão. A essa instituição, por tudo que aqui colhemos. Aqui mudamos nossas vidas. Gratidão a Deus pelo dom da vida e pela saúde. Gratidão aos funcionários pelo suporte, ensinamentos e amizade. Aos nossos mestres professores por todo o conhecimento e confiança que nos passaram. Profissionalmente somos reflexos de vocês e podem ter certeza que vamos representar, honrar da melhor forma a FMVZ/Unesp e garantir  que o respeito a esse nome se mantenha em todo o mundo. Gratidão aos nossos pais e familiares, que nos vêem com os olhos brilhantes. Sem vocês essa vitória não seria possível”.

A professora Luciane dos Reis Mesquita, paraninfa dos concluintes de Medicina Veterinária, agradeceu a escolha do seu nome para a homenagem e destacou momentos de grande alegria, união e superação de dificuldades. Também fez questão de homenagear pais e familiares.

“Eles estão muito orgulhosos porque todo o esforço que fizeram para que vocês se formassem valeu a pena. Eles já devem ter contado para os vizinhos, os amigos, os parentes nos grupos de whatsapp das famílias e até para algum desconhecido no mercado e na padaria. Podem ter certeza que eles fizeram isso e eles estão certos! Essa notícia é para ser comemorada e jogada aos quatro ventos”. A paraninfa também aconselhou seus ex-alunos, agora seus novos colegas de profissão: “Força, paciência e sabedoria no exercício da profissão. Cada vez que o desânimo bater, lembrem-se que vocês já superaram muitas pedras no caminho. Vocês serão capazes de vencer esses obstáculos. Acreditem no potencial de vocês. Todos são muito bons no que fazem. Nunca duvidem de sua capacidade. Por fim, nunca esqueçam da humildade e da empatia para lidar com o próximo”.

Paraninfo dos formandos em Zootecnia, o professor Ricardo de Oliveira Orsi fez questão de agradecer os afilhados pela homenagem e lembrou a trajetória da turma.

“Passamos por muitas dificuldades, enfrentamos uma pandemia, perdemos pessoas queridas e fomos privados da convivência diária. Mas sobrevivemos e, num piscar de olhos, lá se foram longos e breves cinco anos. Aqui vocês chegaram quase crianças e hoje os entregamos à sociedade como cidadãos competentes profissionalmente, mas principalmente, pessoas éticas, corretas, justas e preocupadas em transformar nossa sociedade para melhor. Daqui para a frente, lembrem-se da jornada cumprida na FMVZ, lembrem-se da jornada chamada Zootecnia. No futuro, vocês terão a oportunidade de admirá-las e contar com orgulho as histórias aqui vividas”. E deixou uma última mensagem aos afilhados: “Só posso desejar que vocês tenham uma vida tão doce e saborosa quanto o mel produzido por nossas abelhas. Parabéns, queridos amigos zootecnistas. Saibam viver e sejam felizes”.

A solenidade teve sequência com a realização dos juramentos, a outorga de grau e recebimento do diploma para os formandos, entrega de prêmios e as homenagens de cada curso.


Prêmios e homenagens

– Melhor desempenho durante o curso – prêmios outorgados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo e pelo Rotary Club Botucatu

Curso de Medicina Veterinária: Elisa de Castro Bachegga

Curso de Zootecnia: Ruchard Vaquero Ribeiro

– Melhor média final dos estágios supervisionados obrigatórios, premiação oferecida pela Fundação Kunito Miyasaka

Curso de Medicina Veterinária: Letícia Cavarzan Lopes

Curso de Zootecnia: Larissa Nunes da Silva

– Prêmio de Iniciação Científica, outorgado pela Comissão Permanente de Pesquisa da FMVZ

Curso de Medicina Veterinária: Nayara Fagundes Domingos Souza

Curso de Zootecnia: Ingrid Grazieli Althman dos Santos

– Melhor desempenho nas áreas de Clínica de Grandes e Clínica de Pequenos Animais, outorgado pelo Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ.

Clínica de Grandes Animais: Letícia Cavarzan Lopes

Clínica de Pequenos Animais: Letícia Cavarzan Lopes

– Prêmio Prof. Walter Maurício Corrêa de melhor desempenho no conjunto de disciplinas da área de Medicina Veterinária Preventiva, vinculado ao Departamento de Produção Animal e Medicina Veterinária Preventiva da FMVZ: Raquel Peres Galdino

– Prêmio Prof. Gilberto Pedroso da Rocha de melhor desempenho no conjunto de disciplinas da área de Produção Animal, vinculado ao Departamento de Produção Animal e Medicina Veterinária Preventiva da FMVZ: Richard Vaquero Ribeiro

– Homenagens da Turma de Medicina Veterinária: prof. Luciane dos Reis Mesquita (paraninfa), prof. Mirela Barros Dias (patronesse), doutor Danilo Giorgi Abranches de Andrade, prof. Noeme Sousa Rocha, prof. Bruno Cesar Schimming, prof. Juliany Gomes Quitzan, médica veterinária residente Júlia Franco Ferreira e os pais.

– Homenagens da Turma de Zootecnia: prof. Ricardo de Oliveira Orsi (paraninfo), Geraldo José Francisco (patrono), prof. Paulo Roberto de Lima Meirelles, prof. José Roberto Sartori e os pais.


Assessoria