O Grupo Sobrevento esbanja inovação e rigor na adaptação da narrativa de “O Amigo Fiel”, de Oscar Wilde (1854-1900), que dá nome ao espetáculo. Na encenação, quatro atores contam a história de um moleiro egoísta, que se aproveita da generosidade do jardineiro João, em nome de uma suposta amizade.

Divisor de águas na pesquisa de linguagem do teatro de animação, criador de festivais e ponto de referência nesta arte, dentro e fora do Brasil, o Grupo Sobrevento apresenta o espetáculo infantil O Amigo Fiel, baseado no conto homônimo de Oscar Wilde, nos dias 12 e 13 de março de 2023 (domingo, às 16h, e segunda, às 9h), com entrada franca no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” (Paratodos), na Praça do Paratodos Botucatu (Praça Coronel Raphael de Moura Campos). As apresentações serão seguidas de bate papos.

Por meio do Teatro de Sombras e bonecos construídos com galhos de árvores, O Amigo Fiel propõe uma reflexão profunda sobre o cinismo, a tolerância, o individualismo e a amizade. Questões, para o Sobrevento, muito importantes para as crianças de hoje, no Teatro de hoje. O espetáculo estreou em agosto de 2019 no Itaú Cultural, em São Paulo.

O Sobrevento coordena ainda uma oficina gratuita de Teatro de Sombras com Objetos, linguagem que utiliza no espetáculo, no dia 12 de março, domingo, das 9h às 12h. Estudantes, educadores, artistas e interessados em geral podem se inscrever pelo e-mail info@sobrevento.com.br

O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu e é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A ENCENAÇÃO

No espetáculo, o SOBREVENTO explora novas abordagens do Teatro de Sombras – para criar atmosferas ora encantadoras, ora soturnas, ora vertiginosas – e utiliza bonecos feitos de galhos de madeira para representar os personagens da história, pessoas e animais que nos levam a um universo bucólico.

Em um jardim seco, abandonado, duas mulheres e dois homens falam sobre a vida e sobre como plantar uma semente e cuidar de uma planta para que ela possa dar frutos. Em um tempo em que não há mais tempo para o tempo, falam sobre a importância de cuidar e de esperar, como se a vida pudesse voltar um dia àquele jardim.

O AMIGO FIEL é uma proposta cênica ousada, surpreendente, poética, que nasce de um texto provocador escrito por Oscar Wilde, que criticava, em sua obra, o individualismo, a hipocrisia, o egoísmo e a falta de solidariedade da sociedade em que vivia. Escrito há 130 anos, o texto permanece atual pelas questões que levanta e por revelar, com sutileza e ironia, aspectos perversos das relações humanas, que muitas vezes procuramos ignorar – sobretudo quando lidamos com o público infantil. O SOBREVENTO quer trazer à tona as provocações de Wilde, buscando uma comunicação intensa com a criança em uma relação poética e não didática, considerando a sensibilidade e a capacidade emocional do público.

Com quatro atores-manipuladores, música original criada por William Guedes (vencedor de três prêmios Shell), figurinos de João Pimenta (vencedor do Prêmio Shell e Cesgranrio) e iluminação de Renato Machado (vencedor dos prêmios Shell, Cesgranrio e Coca-Cola), O AMIGO FIEL é a 26a montagem do GRUPO SOBREVENTO, fundado há 36 anos e reconhecido internacionalmente como um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação.

SINOPSE

João é um jardineiro humilde e generoso, que acredita que a felicidade se encontra nas coisas simples da vida: cuidar das plantas, olhar para o céu e para as nuvens. O melhor amigo de João é o dono do moinho, que vive confortavelmente em uma bela casa com sua esposa e filho. O dono do moinho pede muitos favores a João, a quem considera seu amigo mais fiel. Gosta de falar sobre os princípios da amizade, utilizando habilmente argumentos que defendem as obrigações que um amigo, que se diz fiel, deve ter com o outro. João, que nada tem além de seu jardim, aprecia muito as palavras do amigo e faz de tudo para agradá-lo, sem nunca lhe pedir nada em troca. Já o dono do moinho nunca oferece a João nada além de seus ensinamentos sobre o valor da verdadeira amizade, por ser uma pessoa muito ocupada e por acreditar que um homem cresce na dificuldade e, portanto, o mais indicado, segundo seus princípios, é deixar alguém que enfrenta um problema – por mais sério que seja

– resolvê-lo com seus próprios meios.

Com humor e delicadeza, os atores assumem sua presença em cena: ora se apresentam como narradores, ora representam os personagens da história, ora manifestam seu ponto de vista para criticar determinados comportamentos, tanto do dono do moinho como de João, explorando o lirismo da obra e o distanciamento épico em um jogo teatral entre a ficção e a realidade que oferece elementos para que os espectadores não se esqueçam de que se trata da representação de uma história.

SOBREVENTO

Fundado no Rio de Janeiro em 1986, o Grupo Sobrevento transferiu-se do Rio de Janeiro para São Paulo há mais de vinte anos, em função da quantidade de atividades que a cidade lhe requeria. Fundou, em 2009, o Espaço Sobrevento, única sala da cidade de São Paulo dedicada especialmente ao Teatro de Animação. O Sobrevento é, hoje, um dos grupos teatrais mais destacados e atuantes do país. Desde sua fundação, em 1986, realizou mais de 6 mil apresentações – “Que é como se tivéssemos subido ao palco mais do que dia sim, dia não, por 30 anos”, diz Sandra Vargas –, visitou em torno de 200 cidades do Brasil, outras 40 da Espanha e esteve em diversos países de quatro continentes, representando o Brasil em lugares tão distantes quanto China, Irã e Índia e outros tão próximos quanto Argentina, Chile e Colômbia. “Criamos quase 30 espetáculos e mantemos 20 em repertório. Temos realizado muitos festivais internacionais de teatro de bonecos e de animação, buscando multiplicar e desenvolver o Teatro de Animação, o Teatro de Objetos, o Teatro para a Infância e a Juventude, o Teatro para Bebês, bem como diferentes expressões teatrais contemporâneas”.

FICHA TÉCNICA

Criação: Grupo Sobrevento Texto: Oscar Wilde

Direção e dramaturgia: Sandra Vargas

Assistência de direção: Lourenço Cherubini

Atores-manipuladores: Agnaldo Souza, Daniel Viana, Giuliana Pellegrini e Liana Yuri ou Sandra Vargas

Músicas originais e direção musical: William Guedes Figurinos: João Pimenta

Cenografia: Luiz André Cherubini Iluminação: Renato Machado

Preparação corporal e coreografias: Sueli Andrade

Concepção dos bonecos: Agnaldo Souza, Mandy e Sandra Vargas

Confecção dos bonecos: Agnaldo Souza, Daniel Viana, Giuliana Pellegrini, Liana Yuri e Mandy

Concepção e confecção de Adereços: Sueli Andrade e Mandy Técnico de iluminação e som: Marcelo Amaral

Fotos: Arô Ribeiro

Programação visual: Liana Yuri

Produção e assessoria de comunicação: Maurício Santana

Produção local: Fernando Vasques / Cia Beira Serra de Circo e Teatro


SERVIÇO:

Espetáculo O AMIGO FIEL, com o Grupo Sobrevento

12 e 13 de março de 2023 (domingo, às 16h, e segunda, às 9h). Apresentações seguidas de debates.

Entrada franca. Duração: 55 min.

Livre (recomendado para crianças a partir de 6 anos)

Oficina de Teatro de Sombras com objetos

12 de março, domingo, das 9h às 12h.

Para estudantes, educadores, artistas e interessados em geral. Entrada franca.

Duração: 3 horas.

Inscrições pelo e-mail info@sobrevento.com.br

Local: Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” (Paratodos) – Praça do Paratodos Botucatu (Praça Coronel Raphael de Moura Campos)

Assessoria