Setembro Verde é o mês de conscientização para a doação de órgãos. E para marcar este período, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e o Ambulatório de Transplantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoverão a 1ª Caminhada para Conscientização da Doação de Órgãos.

A iniciativa acontece no próximo domingo, 25, a partir das 8h30, com concentração em frente à Prefeitura de Botucatu.

Os participantes podem doar um litro de leite para contribuir com o café da manhã dos pacientes transplantados do HCFMB. As primeiras 100 pessoas que levarem um litro de leite receberão uma camiseta da organização do evento.

Setembro Verde

Comemorada desde 2014, a campanha foi instituída para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A cor verde foi escolhida por ser símbolo deste tipo de doação.

Qualquer pessoa pode ser doadora de órgãos, basta ser maior de 18 anos, ter uma saúde com condições adequadas e passar por um exame para avaliação médica.

Para se tornar um doador após a morte é fundamental o preenchimento do cadastro citado e informar seus familiares (até segundo grau de parentesco) para que possam autorizar a retirada dos órgãos.

As pessoas que não podem ser doadoras são as com doenças infectocontagiosas, como por exemplo hepatites B e C, soropositivos ao HIV; pessoas com doenças degenerativas crônicas ou tumores malignos; e por fim os pacientes em coma ou então que tenham sepse ou Insuficiência de Múltiplos Órgãos e Sistemas (IMOS).