No último sábado, o Hospital Estadual Botucatu (HEBo) realizou uma grande ação de atendimentos, entre triagens e consultas pré-operatórias de pacientes de toda a região da DRS VI Bauru. O HEBo avaliou 106 pacientes portadores de doenças gastrointestinais, como hérnia e vesícula, que precisam de cirurgia. Esta grande mobilização ocorreu em todo o Estado, e os pacientes foram agendados pelos municípios.

O objetivo foi avaliar os pacientes em pré-consultas antes das cirurgias, otimizando a assistência regional e reduzindo a fila de espera por cirurgias de média e baixa complexidade. No último mês, o Governo do Estado de São Paulo incluiu o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) no programa de Mutirão de Cirurgias. O HEBo, que faz parte do seu Complexo, também atua no programa e já  reiniciou as suas atividades cirúrgicas, priorizando as cirurgias de pequeno e médio porte.

O fluxo facilitado no HEBo pelos mutirões permite que o HCFMB foque seu atendimento nos procedimentos cirúrgicos mais complexos.

Foto: Eliete Soares

A Diretora de Assistência do HCFMB e do HEBo, Dra. Silke Weber, afirma que o programa do Mutirão de Cirurgias é muito amplo e beneficia muitos pacientes de toda a região. “A triagem/avaliação pré-operatória é essencial neste processo para o paciente antes da cirurgia. Estamos empenhados em não só zerar a fila, mas prestar um atendimento humanizado e de qualidade”, diz.

O programa dos mutirões tem o apoio da Diretoria Executiva e da Gerência de Enfermagem do HEBo. Os procedimentos estão sob a coordenação dos Médicos dos Serviços envolvidos, docentes, médicos e residentes, contando com o apoio da equipe de enfermagem do HEBo.

Foto: Eliete Soares
Assessoria