Prefeitura de Botucatu vai subsidiar curso que será oferecido pelo Senai em área apontada por estudo do CIESP.
Primeira oportunidade de emprego batendo na porta dos jovens de Botucatu. Esse é o principal objetivo do Programa “Emprega Jovem”, iniciativa da parceria entre Prefeitura de Botucatu, Ciesp e Senai, endossada e aprovada pela Câmara dos Vereadores nesta quinta-feira, 13, de forma unânime.
O Projeto de Lei 86/2023 oficializa o programa que tem caráter social e capacitará jovens para a inserção no mercado de trabalho, além de estabelecer políticas e ações de geração de trabalho e renda.
A Prefeitura de Botucatu vai subsidiar um curso, que será oferecido pelo Senai Botucatu. A capacitação será na área de metalmecânica, apontada por um estudo do mercado de trabalho local, feito pelo Ciesp, como a que concentra a principal demanda por mão de obra qualificada.
Passados por processo de chamamento público, de forma transparente, o que evita ingerência política de indicação, os selecionados serão inscritos para os cursos e terão ajuda de custo de R$500,00 durante os meses de capacitação e ainda terão direito a transporte público gratuito e seguro de vida. A princípio serão abertas 80 vagas para o projeto, podendo estas ser triplicadas num futuro próximo.
“Essa iniciativa, idealizada pela Prefeitura de Botucatu, veio pra ficar, sendo legado para a juventude e para um futuro promissor”, declarou Junot de Lara Carvalho, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais e Trabalho de Botucatu.
Representantes de indústrias associadas ao Ciesp – Regional Botucatu, assinaram um Termo de Compromisso de Apoio ao Programa Emprega Jovem, se comprometendo, na medida do possível e da necessidade das suas empresas, a incluírem em seus respectivos processos seletivos os jovens oriundos da iniciativa.
“Hoje é um dia de festa, de conquista para a indústria de Botucatu, para nossos jovens que agora terão esse impulso a mais para iniciarem suas carreiras profissionais, qualificados e prontos para girarem a máquina do desenvolvimento econômico da nossa Cidade. Nossa gratidão à Prefeitura, Senai, Câmara e indústrias associadas por essa iniciativa histórica”, afirmou Patrícia Dias, diretora titular do Ciesp, que participou da sessão extraordinária da Câmara de Botucatu, na manhã desta quinta-feira, 13.