O abacaxi é um fruto múltiplo, ou infrutescência, já que cada “gominho” é um fruto, porém não abriga semente. As sementes raras são encontradas em frutos das estações de pesquisa de melhoramento genético, como na Embrapa na Bahia.

E foi em um supermercado de Botucatu que um exemplar do abacaxi raro foi comprado por uma moradora da cidade, na rede Confiança. Ela postou fotos nas redes sociais, pois achou estranho a quantidade de sementes na fruta.

Reprodução Redes Sociais

De acordo com uma matéria do programa Globo Rural, o abacaxi é hermafrodita, ou seja, tem partes femininas e masculinas dentro de uma única flor, as sementes só aparecem quando o fruto recebem o pólen de outra variedade de abacaxi, vindo de um beija flor, que é um agente polinizador.

Quando o beija flor carrega o pólen de uma espécie de abacaxi e deposita esse pólen no fruto de outra espécie, ocorre a fertilização e as sementes surgem.

O pesquisador da Embrapa, Davi Junghans, afirmou que encontrar um abacaxi em supermercados com sementes é algo muito raro, pois eles são cultivados em áreas grandes e comerciais de apenas uma espécie, não favorecendo esse tipo de polinização.

O especialista disse que a ingestão das sementes são seguras e não fazem mal ao consumidor. Porém, essas sementes valem ouro para as pesquisas de melhoramento genético das frutas.

 

Botucatu Online