Nos últimos dias, um post com um áudio de uma suposta vó desesperada está circulando entre grupos nas redes sociais dos moradores de Botucatu.

O compartilhamento em massa ocorreu pois a cidade conta um um bairro com o mesmo nome: Jardim Alvorada. A postagem traz a foto de uma garotinha junto a uma mesa com um bolo de aniversário colorido e vários doces, indicando a comemoração do seu aniversário de 3 anos, além de um texto com apelo para que as pessoas compartilhem para ajudar a encontrar a menina.

Boato – Uma menina foi sequestrada no Jardim Alvorada e está desaparecida. Foi por volta das 18h50, segundo a sua avó Deise. Compartilhem!

Você costuma compartilhar notícias deste tipo sem antes checar? Muitas vezes, divulgar o desaparecimento de uma pessoa em grupos específicos nas redes sociais nem sempre ajuda autoridades e familiares nas buscas pelo desaparecido. Ao contrário disto, a disseminação de fake news tem atrapalhado – e muito – neste sentido com postagens como “fulano foi encontrado”, quando ainda não foi, ou “foi visto aqui ou ali”, quando o local não tem nada a ver com as pistas de uma investigação policial, ou, pior que isso, quando postam fotos e nomes errados das vítimas.

Grupo LN de Comunicação com Boatos.org