Hoje, 18 de dezembro, uma das figuras mais conhecidas de Botucatu comemora mais um aniversário. Charbel Gabriel Cury completa 67 anos.

Quando nasceu em 1954, poucas pessoas sabiam o que era Down. A expectativa de vida de quem exibia os típicos sinais da síndrome era de 30 anos, e a maioria das famílias escondia o filho em casa.

Porém, com Charbel sempre foi diferente. Com 67 anos, ele quebrou e superou todos os estigmas. Saudável, trabalha, faz exercícios e participa de grupo da igreja.

A vida de Charbel, de Botucatu, chegou a ser tema e serviu como exemplo de um documentário em 2015, durante o Congresso Brasileiro de Síndrome de Down, que teve o objetivo de quebrar o tabu de que pessoas com Down não chegam a envelhecer ou são um fardo para a família.

“A história do Charbel quebra esse estigma. Mostra que, com oportunidades, uma pessoa com Down pode se desenvolver e ter uma vida como outra qualquer”, destacou uma representante do Instituto Alana, responsável pelo documentário.

O pai de Charbel, João Cury, morreu há 21 anos; a sua mãe, Chafia Cury, há 40 anos. Desde então, ele mora com sua irmã Janete, sua responsável legal.

“Tio Charbel ou Chachá! Doce, engraçado, amigo e sincero. 67 anos do tio mais querido do mundo”, publicou neste sábado, 18, João Cury Neto, ex-prefeito de Botucatu, um dos sobrinhos de Charbel.

Jornal Leia Notícias – com informações Folha SP