No Brasil, as Hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C e nem sempre apresentam sintomas.

Em comemoração ao “Julho Amarelo”, mês de conscientização das Hepatites virais, no dia 29 de julho a equipe de DST/AIDS do Município, SAE da Infectologia e Residência Multiprofissional da UNESP, realizarão testes na população para detecção de Hepatites virais. O evento será realizado na Praça do Bosque, das 09 às 13 horas.

As Hepatites virais são uma inflamação do fígado que nem sempre apresenta sintomas, mas quando apresenta, o paciente pode ter cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as Hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada à falta de saneamento básico e de higiene. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência. Transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina e o uso de preservativo.

– Hepatite C: tem transmissão por via sexual e contato sanguíneo. Não tem vacina. A melhor forma de prevenção é o uso de preservativo.

Além da ação que será realizada no dia 29 de julho, a população pode fazer o teste em qualquer Unidade Básica de Saúde. Em caso de resultado positivo, o tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita.