Áreas da Caio e Irizar do Brasil em Botucatu
Dados da FABUS – Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus, confirmaram a Caio como líder absoluta no segmento de urbanos no mercado nacional, com 60% do mercado no ano passado. Em 2018 esse percentual era de 51%, apontando relevante crescimento e a perene liderança da empresa, que acontece desde que esses dados começaram a ser levantados formalmente.
A Caio fabricou nos 12 meses de 2019: 7.187 ônibus urbano, 73 rodoviários e 404 micro-ônibus, totalizando 7.664 veículos montados em suas unidades de Botucatu e Barra Bonita.
Os ônibus urbanos representam 57% da produção nacional das fabricantes brasileiras, seguido pelos rodoviários com 21,52%; 4,02% dos intermunicipais e 16.71% dos micro ônibus. No total foram fabricados 22.197 ônibus no Brasil, segundo relatório divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus.
A marca, que em de janeiro comemorou 74 anos e 19 anos de atividades sob gestão do Grupo Ruas, teve 62% de crescimento em relação a 2018, referente à produção de ônibus para o mercado interno. Somado à produção para o mercado externo, o crescimento foi de 45%, em unidades produzidas, revelou nota distribuída pela empresa.
Especialistas apontam que a boa recuperação do mercado se deve, principalmente, às renovações e ampliações de frota de ônibus urbanos, impulsionadas por licitações e aumento da confiança dos investidores na economia.
“As expectativas para 2020 são positivas, com a esperança de manter a produção no mesmo ritmo de 2019. Para o segundo semestre, é esperada uma oscilação de vendas para o mercado interno devido às eleições municipais. Já para o mercado externo, temos boas perspectivas”, explica o diretor comercial da Caio, Paulo Ruas.

 

UMA CIDADE DO TRANSPORTE: 5 MIL EMPREGADOS

As unidades de montagem de Botucatu e Barra Bonita têm capacidade de montar 50 ônibus por dia. A empresa tem uma grande rede de representantes em todo o Brasil e também no exterior.

Só em Botucatu a empresa tem 3.200 empregados, que somados a outras unidades produtivas, todas na área automotiva e transporte, totalizam 5 mil empregos diretos gerados na Cidade.

 

(Com assessoria)