Alexandre Naime Barbosa Infectologia Botucatu | Foto Divulgação
Nesta sexta-feira, 1º de Novembro, o SAE de Infectologia da Unesp de Botucatu vai iniciar o treinamento para implantação de um novo serviço de atendimento a pessoas expostas ao vírus HIV. A técnica a ser introduzida é conhecida como “PrEP HIV – Profilaxia Pré-Exposição ao vírus HIV”.
De acordo com o professor e pesquisador Alexandre Naime Barbosa, os procedimentos serão implantados na rede do Sistema Único da Saúde em Botucatu, já a partir de dezembro de 2019.

“A PrEP HIV é uma estratégia de prevenção contra a infecção pelo HIV, sendo composta de um único comprimido ao dia. Ela está indicada para pessoas que se expõe constantemente através de relações sexuais desprotegidas, e está disponível pelo SUS em apenas alguns poucos centros pelo Brasil”, informou o professor Naime Barbosa.

O SAE-Unesp – Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids da Unesp – será a primeira unidade de pesquisa e ambulatorial da região a ter esse tipo de atendimento especializado. A cerimônia será as 14 horas.
Esse procedimento é inovador – e não é para todos-, conforme destaca o Ministério da Saúde tem ajudado as pessoas que ficam expostas nas relações sexuais casuais com pessoas desconhecidos, pessoas violentadas e profissionais do sexo que podem contrair o HIV/Aids.