Um dos destaques do Brasil na canoagem, o canoísta de Piraju, na região de Botucatu, Pepê Gonçalves, de 28 anos, é uma das grandes esperanças de medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

No Rio 2016, ele ficou com a sexta colocação na categoria K1, na qual há apenas uma pessoa no caiaque. Três anos depois conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. Em 2020 o atleta se tornou o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha em provas olímpicas na Copa do Mundo de Canoagem ao garantir o bronze no K1 em disputa realizada na Eslovênia.

Pepê iniciou sua formação esportiva na Associação Pirajuense de Esportes Olímpicos, onde ainda treina.

“Agora sim, partiu Tokyo. Depois de exatos 5 anos e uma semana de preparação, dedicação e alguns quantos perrengues, chegou a hora tão esperada de embarcar, não rumo a uma competição qualquer, mas sim para um sonho que pulsa em minhas veias desde pequeno. Na minha mala levo uma vontade imensa de em cada remada representar cada um de vocês, brasileiros da melhor forma”, disse Pepê Gonçalves, que embarcou neste domingo para o Japão.

Divulgação – Rede Social

 

Pirajuense de coração

Nascido em Ipaussu, no dia 12 de abril de 1993, Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê, iniciou na canoagem aos 13 anos em Piraju, através de Projetos sociais como, por exemplo, o Projeto Segundo Tempo (Federal), Projeto Navegar (Estadual) em que fomentava a divulgação da Escola de Esportes Náuticos (remo, canoagem velocidade e canoagem slalom, vela).

Ao longo de seus vinte oito anos, o atleta é referência na modalidade esportiva no Brasil. Sua experiência profissional é extensa e edificadora, tem 9 títulos de campeão brasileiro, 6º colocado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, sendo este o melhor resultado da modalidade na Olimpíada até hoje. Duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 (Superando os resultados de Toronto 2015), e conquistando a tão sonhada vaga do atleta, a vaga olímpica para Tóquio, no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom.

 

 

Botucatu Online