Igor Ignácio, chefe do Cartório Eleitoral de Botucatu.
 A Justiça Eleitoral de Botucatu iniciou a inserção dos dados eleitorais nas urnas para a votação nas cidades da zona eleitoral: Botucatu, Pardinho e Bofete. Mais de 400 urnas eleitorais serão utilizadas no próximo dia 7 de outubro quando acontece à eleição para deputado federal, deputado estadual, senador federal, presidente e governadores.
Conforme explicou ao Leia Noticias Igor Ignácio, chefe do Cartório Eleitoral, serão usadas 332 urnas na recepção de votos na Cidade, alem de outras 40 em reserva técnica, para substituição em eventual falha.
Serão usadas 9 urnas para Pardinho, com seis de reserva; 45 para Itatinga e 14 urnas eletrônicas de reserva. Em Botucatu  serão 322 urnas eletrônicas e 40 reservas para eventuais falhas que possam ocorrer”, destacou o chefe do Cartório Eleitoral.
A Justiça Eleitoral de Botucatu vai mobilizar milhares de mesários para o trabalho de recepção e orientação dos eleitores. Além dos mesários, outros 13 funcionários do Cartório estarão no plantão até as eleições orientando eleitores e também professores.
“Além dos funcionários do Cartório Eleitoral, teremos ajuda de alguns contratados para o processo e também teremos o auxilio de mil e oitocentas pessoas que trabalharão como voluntário nas escolas” destacou Ignacio.
Essa equipe vai atuar na recepção do voto e também nos 32 locais de justificativa de votos. A Zona eleitoral de Botucatu tem 114 mil eleitores, sendo que em Botucatu são 96 mil.
O trabalho inserindo os dados produzidos pelo TSE nas urnas eletrônicas começou na ultima quarta-feira, 26 e se alongaram até à tarde do dia 27. Como em anos anteriores, o trabalho tem acompanhamento do Juiz Eleitoral e pode ser fiscalizado por lideranças partidárias. As urnas serão instaladas nos locais de votação no sábado que vem, dia 6,
“Nesta sexta-feira, 28, teremos uma reunião com as forças de segurança, como a Policia Militar, Civil e GCM para prepararmos a instalação das urnas nas escolas e o trabalho de segurança que deverá ser feito na próxima semana e no dia da eleição”, informou Igor Ignácio.
Uma das providencias já encaminhada pela Justiça Eleitoral de Botucatu foi a requisição antecipada de dados das câmeras de segurança de lojas e escolas nas proximidades onde ocorrerá a captação de voto.

PROPAGANDA

A Justiça Eleitoral pretende usar as imagens dessas câmeras para identificar pessoas e veículos na madrugada que antecede as eleições jogando cédulas eleitorais em frente às escolas ou próximo delas, na esperança de influenciar o eleitor. Também os veículos adesivados com propagandas estão proibidos nas proximidades das escolas.
“Na eleição passada alguns cabos eleitorais, alguns professores que atuam nas escolas e até enfermeiras de hospitais e consultórios da região central estavam com seus veículos com propaganda eleitoral, na área próxima a escola, caracterizando irregularidade com a propaganda. Não pode parar veiculo adesivado próximo aos locais de votação, mesmo que seja de funcionário da escola ajudando na eleição ou estabelecimento comercial”. Todos os veículos que estiverem adesivados próximos a seções eleitorais serão retirados pela PM.
Ainda dentro da questão de segurança e controle a propaganda irregular em locais de votação, está proibida votação trajando camisetas com nome e numero de candidato a cargo político. “Não pode ir de camiseta com qualquer identificação de candidato ou partido. É permitido pequenos adesivos ou botons. Quem estiver de camiseta será convidado a retirar ou vestir no avesso”, adiantou o chefe do cartório para a proibição.

COLA

Para o dia da votação, embora seja estimulado o uso do e-titulo eleitoral no smartphone, o Cartório eleitoral alerta que o telefone não poderá ser levado até a urna eletrônica. Como muitas pessoas fazem anotações no aparelho, isso poderá prejudicar.
“Sugerimos que as pessoas façam colas com o numero de seus candidatos e estejam atentas que a votação começa com deputado federal e estadual e termina com presidente. O eleitor não poderá levar o telefone celular até a urna. Para evitar que haja esquecimento e prejudique a votação do eleitor, estamos sugerindo que seja feita uma pequena cola com os candidatos da preferência do eleitor”.
Quem precisar de impressos em branco com os espaços em branco para o numero dos candidatos pode procurar o Cartorio Eleitoral de Botucatu que tem a “cola” para fornecer aos eleitores.