de Wladimir Togumi | Brasil Ride
Se a força de modalidades esportivas podem ser medidas pela quantidade de grandes eventos que são realizados em um País, os praticantes dos esportes de ação devem ter a Brasil Ride como importante aliada no fomento do ciclismo e da corrida de montanha nacional.
Entre março e dezembro deste ano, nove provas de ciclismo e cinco de corrida de montanha, serão organizadas pela Brasil Ride, até o momento, em quatro estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Bahia.
“Seguimos cumprindo nosso objetivo, de expandir a atuação da Brasil Ride a um maior número de estados brasileiros, fomentando desta forma o ciclismo e a corrida de montanha nacional. Esse será um ano mais do que especial. Não só realizaremos de forma inédita no País o Campeonato Mundial 24h Solo de MTB, em Costa Rica (MS), como também vamos colocar uma bandeira nossa em mais um estado, o Espírito Santos, e chegaremos a décima edição da ultramaratona na Bahia, que promete ser histórica”, enfatiza Mario Roma, fundador da Brasil Ride. “Em 2019, serão 14 provas, entre ciclismo e corrida de montanha, sendo uma novidade que iremos anunciar em breve”, complementa Roma.

VEJA O CALENDÁRIO DAS 14 PROVAS


Mountain bike:
30 e 31 de março – 24h Brasil Ride – Botucatu (SP)
5 de maio – Warm Up – Ilhabela (SP)
16 de junho – Road Brasil Ride – Pardinho (SP)
20 a 22 de junho – Warm Up Pro e Sport – Botucatu (SP)
27 e 28 de julho – Mundial 24h Solo de MTB – Costa Rica (MS)
18 de agosto – Warm Up – Linhares (ES)
20 a 26 de outubro – Ultramaratona BrasilRide – Porto Seguro (BA) e Guaratinga (BA)
26 de outubro – Maratona dos Descobrimentos – Arraial d’Ajuda (BA)
Trail run:
31 de março – Trail Run – Botucatu (SP)
5 de maio – Trail Run – Ilhabela (SP)
23 de junho – Trail Run – Botucatu (SP)
28 de julho – Trail Run – Costa Rica (MS)
7 de dezembro – Ultra Trail Run 70 k-Botucatu (SP)

TRAIL RUN NO FINAL DE MARÇO

O calendário será aberto, como é tradição, com as 24h Brasil Ride de Botucatu, nos dias 30 e 31 de março. Junto com a disputa, vem também a primeira etapa da Trail Run, marcada para a manhã do domingo (31). Na sequência, outra dobradinha, desta vez em Ilhabela, que pelo segundo ano consecutivo recebe o Warm Up de MTB e a Trail Run, desta vez no dia 5 de maio.
Mario Roma, fundador da Brasil Ride|Divulgação
Em junho será a vez da premiada prova de ciclismo de estrada no País, a Road Brasil Ride, no dia 16 de junho, em Pardinho (SP). No fim de semana seguinte, entre os dias 20 e 22, a atração é o Festival Brasil Ride Botucatu, na sétima edição do maior evento esportivo outdoor nacional, reunindo milhares de atletas no Warm Up Pro e Sport e na terceira etapa da Trail Run, no domingo (23).
O mês de julho está reservado para a realização de forma inédita no País do Campeonato Mundial 24h Solo de Mountain Bike, na cidade de Costa Rica (MS), nos dias 27 e 28.
Além dos melhores mountain bikers de endurance do mundo, o Brasil terá a chance de coroar vários atletas como campeões mundiais nas categorias por idade. Na manhã do domingo (28), enquanto os ciclistas encerram sua participação no evento, será realizada a quarta etapa da Trail Run Brasil Ride.
Antes da décima edição da ultramaratona Brasil Ride, entre 20 e 26 de outubro, em Porto Seguro e Guaratinga, no Extremo Sul da Bahia, e da Maratona dos Descobrimentos, no sábado (26), quando mais de 1.500 ciclistas tomam conta das trilhas de Arraial d’Ajuda e região, será realizado mais um Warm Up.
Desta vez, o local será a cidade de Linhares (ES), no dia 18 de agosto. No dia 7 de dezembro, a Ultra Trail Run 70k encerra o calendário de provas da Brasil Ride, quando mais de 1.200 atletas percorrem as trilhas da Cuesta Paulista.

 

(da assessoria)