A Defesa Civil divulgou alerta sobre tempo com baixa umidade relativa do ar em todo o Estado de São Paulo. A baixa umidade é devido a estiagem, queimadas e muitas partículas no ar.
A Umidade Relativa do Ar em Botucatu deve oscilar entre 20 e 12% até as 19:30 h deste domingo, segundo os dados divulgados pelo INPE, neste sábado, 12.
Os riscos da baixa umidade é de aumentar as queimadas prejudicando ainda mais a qualidade do ar. Imagens de radar do INPE dedicado a queimadas, mostram focos de incêndio (mais de 10) registrados nos últimos dias em Botucatu: na área urbana, na divisa com Pratânia e a maioria na região de Vitoriana, na divisa com São Manuel.
A Defesa Civil de Botucatu alerta para os riscos de acidentes e afogamentos em cachoeiras, lagos e rios em Botucatu nesse período de calor. Ao praticar atividades esportivas hidrate-se constantemente.
Em relação à saúde humana e animais de estimação, existe o risco de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Cães e gatos ficam mais irritados e agressivos
“Estiagem é o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas e períodos chuvosos previstos para uma determinada temporada. Nessa época, o ar fica mais seco, propiciando problemas respiratórios, gripes e alergias”, explica a Defesa Civil.
Na região de Botucatu as temperaturas devem chegar até 35 graus Celsius, entre 11 e 15 horas neste final de semana.

 

ONDA DE CALOR

A temperatura vai subir nos próximos 5 dias na região de Botucatu e em praticamente todo o Estado de São Paulo. O alerta do INPE de Perigo a Saúde e Ambiente termina no dia 13 de setembro as 23h59.
A temperatura deve subir 5ºC, acima da média no final da Primavera, podendo chegar até 35ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo da onda de calor nas regiões de Botucatu, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Presidente Prudente/Marília/Assis, no Estado.
Ainda vale para o Sul e Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense, Serra Da Mantiqueira, Leste Sul-Mato-Grossense

FUMAÇA E QUEIMADAS DO PANTANAL SE APROXIMAM DO SUDESTE E SUL

A longa estiagem deste ano e a ação humana, provocaram queimadas no Centro Oeste e Amazonas Brasileiro, que se alastram em direção a São Paulo e Paraná, em rotas de aproximadamente 3 mil km de extensão.
Imagens divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, mostram uma área branca imensa de fumaça encobrindo a região Sul do Amazonas, indo em direção de Rondonia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e São Paulo, nas regiões Oeste e Noroeste.