Na quarta e nesta quinta-feira, 16, o deputado Fernando Cury teve duas audiências com o Governador João Dória Junior, para discutir a flexibilização das atividades econômicas em Botucatu e região e a criação do Departamento Regional de Saúde, envolvendo as cidades de Avaré e Botucatu.
Na teleconferência com João Dória, o deputado explicou a necessidade de o Estado permitir uma ação desvinculada da região de Bauru, considerando o bom trabalho desenvolvido pela administração municipal e o HCFMB que é uma autarquia da Secretaria Estadual de Saúde na região.
Segundo Fernando Cury a economia regional não pode ser prejudicada ao ser incluída em uma vasta região da saúde de Bauru, quando não há doentes pressionando ocupações de UTI, além da testagem em massa que é feita na cidade e região.
Cury salientou ainda que nesta quinta-feira, 16, prefeituras da região assinaram hoje um acordo para que o Hemocentro do HC faça exames para identificar coronavírus em pessoas com síndrome gripal.
“Primeiro, falamos sobre o pedido de subdivisão das regiões de Botucatu e Avaré, justificado pelos índices apresentados pelos municípios, que estão fazendo a “lição de casa”. Os índices registrados permitem que possamos reivindicar a reclassificação das cidades e a posterior flexibilização das atividades, sem deixarmos de adotar as medidas necessárias de combate ao novo coronavírus”, escreveu o parlamentar em sua rede social.

Segundo dados do deputado a região de Botucatu tem média de 53% de ocupação dos leitos de UTI e Avaré 20% “De acordo com os dados, Botucatu está com 53% de ocupação dos leitos, enquanto Avaré tem 20%. Diante disso, a partir do dia 1º de agosto, quando haverá um novo anúncio das atualizações do Plano São Paulo, temos a expectativa de boas notícias a respeito do nosso pleito”.
Cury esclareceu que se houver flexibilização separada da regional de Bauru, será implantada a partir de 1º de Agosto. O deputado do Cidadania ressaltou que se a separação das decisões regionalizadas do Plano São Paulo de enfrentamento da Covid 19 der certo, será um passo importante para que até o próximo ano.
“Se der certo, é mais um grande passo para a implantação do DRS 18 – Departamento Regional de Saúde. Avançamos no encontro dessa quinta-feira, aprofundando as questões técnicas e debatendo pontos específicos. Já há um entendimento e compromisso do Governo em relação a essa estrutura, e vamos continuar lutando para que tudo seja concretizado, com a certeza de ser o melhor para a população, garantindo agilidade e ainda mais qualidade no atendimento aos pacientes.”, escreveu.
Prefeitos da região também participaram da teleconferência com o Secretário de Desenvolvimento Marcos Vinholi, às 16 horas, e destacaram a necessidade de de se criar um diálogo para fortalecer a criação da regional e subdivisão das decisões referentes à pandemia em relação à Bauru.
“Se tudo dever certo teremos condições de discutir a criação da regional de saúde de Botucatu, a partir do ano que vem. O decreto do Governo criando a regional não foi extinto, mas a implantação adiada”, observou em entrevista na Radio Clube FM e Botucatu Online.