Fernando Cury
O deputado Fernando Cury (Cidadania) começou há cerca de duas semanas a intensificar o trabalho de criação de uma nova regional administrativa de governo, que concentraria regionais das principais secretárias estaduais, assim como órgãos da administração publica.  A regional integraria os municípios próximos de Botucatu e Avaré, que atualmente dividem serviços e representações governamentais com as Diretorias Regionais de Bauru e Sorocaba.
“Já comuniquei o governador João Dória e o vice-governador Rodrigo Garcia que estou atuando nesse sentido, propondo a criação da Regional Administrativa de Botucatu e Avaré que era um sonho de muitos anos de Botucatu, vem desde o tempo em que meu pai era prefeito. Precisamos resgatar essas regionais que já existiram aqui em nossa cidade, facilitando o trabalho da comunidade e dos prefeitos e vereadores”, afirmou.
Fernando Cury conta que já apresentou toda a documentação reivindicando a criação dessa regional. “No encontro com o governador apresentei todos os detalhes referente ao texto dessa regional, pedindo apoio para que o executivo estadual esteja ciente e sensível a essa causa, inclusive durante o processo de tramitação dentro da assembleia Legislativa”, acentuou.
Na semana passada o deputado esteve reunido com algumas lideranças de Avaré e cidades do Vale do Jumirim, apresentando a proposta de criação dessa nova regional. A ideia tem sido bem recebida.
Com as regionais administrativas, seriam criados órgãos das secretarias estaduais que passariam a dar atendimento aos projetos de desenvolvimento dos municípios, fruto de trabalho dos setores produtivos ou de agentes públicos e lideranças políticas do Legislativo e Executivo.
Atualmente algumas regionais das quais Botucatu tem necessidade estão separadas entre Sorocaba e Bauru, obrigando os agentes públicos da administração ou empresários a realizar viagens diversas para regularizar ou reivindicar investimentos. “Essa estrutura vai agilizar o atendimento das questões das regiões de Botucatu e Avaré”, aposta o deputado.
Um exemplo da importância das regionais pode ser verificado durante o período de pandemia, quando as ações regionais de saúde ficaram concentradas em Bauru, que norteava as decisões sobre a regional nas fases de atividades econômicas.
A luta pelas regionais começou no ano passado, quando o deputado pediu a instalação do Departamento Regional de Saúde, que já foi criada em ato de governo, na gestão do governador Márcio França e que até o momento não foi revogada.
Segundo entendimentos do deputado e muitas autoridades ligadas à saúde, se Botucatu tivesse sua regional de saúde, várias semanas que permaneceu na fase vermelha poderia estar em fase amarela que permitia maior flexibilidade nas atividades econômicas.