Lojistas, fiscais e até GCMs tiveram dificuldades para evitar aglomerações neste sábado, véspera do Dia das Mães, considerado a 2ª melhor data de vendas do comércio no ano, depois do Natal e Ano Novo.
Lojas de artigos de variedades de presentes foram as mais castigadas. A gerente de uma dessas lojas de artigos de utensílios domésticos afirmou que tinha tirado uma funcionária do suporte de atendimento para orientar o distanciamento de 2 metros.
“A funcionária estava orientando as pessoas quando uma cliente mais nervosa a ofendeu verbalmente apos ser alertada sobre o distanciamento e a menina começou a chorar. As pessoas estão ansiosas e não estão atentas as regras de proteção”, afirmou a gerente. Outra funcionária foi para a organização da fila e teve muito trabalho.
Uma loja de roupa de roupas no centro da cidade tinha 2 portas abertas no atendimento (apesar de ter porta menor para dispensa das vendas Drive Thru) e dos alertas em gritos, além da ajuda de fiscais da Prefeitura Municipal, que não conseguiam ‘conter’ os clientes que não respeitavam o distanciamento social de 2 metros.
O Secretário adjunto Daniel Lopes, acompanhou o trabalho dos fiscais e presenciou as confusões, apesar do esforço dos proprietários e gerentes de lojas em organizarem as filas.

PASSEIO DA PANDEMIA

O pedido de permanência em casa e compras por delivery não está sendo respeitada por uma parcela considerável de consumidores que não tem veículo e se locomoveram para os centros comerciais de ônibus, inclusive caminhando e fizeram compras normalmente nas calçadas, ocorrendo aglomerações, apesar de alertas de lojistas e fiscais.
Na verdade parte da população botucatuense aproveitou a manhã deste sábado (9) para fazer compras e um “passeio da pandemia”, já que não é segredo de Norte a Sul que em Brasília vai ter churrasco para 30 convidados ou mais.
Em 24 horas – entre os dias 8 e 9 de maio – foram registradas 10 novas ocorrências de casos suspeitos e confirmados de Coronavírus em Botucatu. A média nos últimos dias era no máximo de 3 a 4 pessoas. Saiu de 88 e para 98 pessoas em 42 bairros.
Por volta das 11h00 o Botucatu Online constatou fila até em lojas de chocolates e salgadinhos.

CAMELÓDROMO E ISOLAMENTO

O prefeito de Botucatu Mário Pardini na manhã deste sábado apelou nas entrevistas que deu às emissoras de rádio que a população permanece em isolamento social, quando necessitar sair para compras, praticar o distanciamento social de 2 metros e uso de máscaras faciais para bloquear transmissão do virus Covid -19.
Apesar de já ter sido registrado 3 multas e lacres de lojas por desrespeito ao Decreto Municipal da Prefeitura, os fiscais municipais têm sido tolerantes com o esforço dos lojistas em conter as aglomerações.
Na próxima semana o prefeito Mário Pardini prometeu estudar meios de atender o pedido dos comerciantes do camelódromo que não retomaram suas atividades e questionaram sobre o ‘drive thru’ do “Centro Comercial Popular”.
O também conhecido ‘camelódromo’ de Botucatu fica em frente a um dos mais movimentados pontos de embarque e desembarque de passageiros da cidade. “Vou colocar isso em discussão na próxima semana. Se tiver uma forma de praticar o drive-thru e estiver nas normas do decreto”.
Neste sábado o comércio permanece aberto em atendimento pelo sistema de drive thru, incluindo lojas do Shopping Botucatu. Utilize a internet para pesquisar o telefone da sua loja ou os buscadores de internet. Botucatu tem ainda a opção do site Solutudo.