Dr Rafael Pimenta destaca a importância de exames preventivos | Foto HCFMB-Unesp
No próximo sábado, dia 2 de novembro, a Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e HCMFB vão realizar no Shopping Botucatu, o “Dia Vascular”, com o objetivo de identificar e esclarecer dúvidas sobre doenças vasculares e a prevenção sobre os riscos de aneurismas de abdômen e aorta.
O atendimento será realizado das 14 às 16 horas e vai reunir médicos e enfermeiros que darão atendimento educacional e farão exames com ultrassom, orientando os interessados sobre as doenças vasculares, sendo as mais conhecidas o aneurisma aórtico e carotídeas, conforme explicou o médico especialista Rafael Pimenta.

“As doenças nas artérias são preocupantes por serem silenciosas e pode matar. Existem sintomas que ajudam no diagnóstico como pacientes com quadros de hipertensão, diabetes, colesterol, hábitos de tabagismo e histórico familiar de aneurisma. Quem teve na família um caso de aneurisma, tem chances de ter a doença também, principalmente após os 50 anos de idade”, destacou.

Serão realizados exames específicos, além de entrevistas direcionadas para identificar sintomas de doenças vasculares.
Também serão realizados exames específicos, inclusive com ultrassom e quem tiver a suspeita das doenças vasculares serão encaminhados para tratamento na autarquia Hospital das Clínicas/FMB-Unesp.
O Dia Vascular está sendo realizado pela terceira vez. Nos anos anteriores, conforme informou o Dr. Rafael Pimenta, foram atendidos mais de 300 pessoas e realizados aproximadamente 500 exames de ultrassom em abdomens e carótida.
O médico acredita que aproximadamente 10% da população pode desenvolver ou tem doenças vasculares.

 

(com Radio Clube FM