Os seis candidatos à Prefeitura de Avaré: Denilson Ziroldo (PSD), Cristina Chaddad (PSDB), Jô Silvestre (PTB), Bombeiro Monteiro (PSL), Teresa Fonseca (Podemos) e professor Sebastião (PT).
Em sua história eleitoral Avaré nunca havia registrado tanta participação feminina como nas eleições municipais de 2020. Das seis candidaturas majoritárias, duas tem mulheres na ponta: a do PSDB com a advogada Cristina Chaddad, e a do Podemos, cuja chapa é encabeçada pela advogada Teresa Fonseca, que tem como vice a arquiteta Emilly Cândido, de 22 anos.
Outras duas concorrem para vice-prefeita: Érica Alves, do PSD, e Bruna Silvestre, a atual titular do cargo, que concorre à reeleição pelo PTB. Contudo, nos seus respectivos planos de governo disponibilizados no site do TSE, nenhuma das candidatas a prefeita divulgou alguma iniciativa específica em favor da mulher.
Além das duas postulantes, outros quatro disputam para prefeito em Avaré: o cirurgião-dentista Denilson Ziroldo, do PSD, que ficou em segundo lugar na eleição de 2016; o bombeiro Alexandre Magno Monteiro, do PSL; o professor Sebastião Severino Neto, do PT; e o prefeito Jô Silvestre, do PTB, candidato à reeleição.
Paradoxal e curiosamente, Jô Silvestre é o único dos seis candidatos a ter formulado propostas para a população feminina ao se comprometer com a “promoção dos direitos da mulher em todos os aspectos de sua saúde, em particular de sua própria fertilidade, bem como com a prevenção e eliminação de todas as formas de violência contra a mulher”.
Em seu plano de governo, o atual prefeito anuncia que irá empenhar-se pela “preservação do direito da mulher escolher livremente profissão e emprego, com igualdade de remuneração”, além de impedir demissão por motivo de gravidez, licença-maternidade e estado civil. Também garante que dará “assistência à mulher tanto no pré-natal, no parto e pós-natal, quanto na nutrição adequada durante a gravidez e lactância”.

           A única

Em seus 145 anos de autonomia política, Avaré teve apenas uma prefeita: a médica Lilian dos Santos Manguli. Por quatro meses, entre setembro e dezembro de 2008, então vice-prefeita, ela assumiu a chefia do executivo da estância turística para cumprir um mandato-tampão devido ao afastamento do titular, Joselyr Silvestre, seu ex-cunhado e pai do atual prefeito, por improbidade administrativa.
Atualmente Avaré, que tem pouco mais de 91 mil habitantes, segundo a mais recente estimativa do IBGE, conta com 67.361 eleitores aptos a votar no pleito do próximo domingo.

Gesiel Júnior – Especial para o Botucatu online