Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu o primeiro encontro da formação aos gestores e coordenadores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino intitulada “A creche como promotora da amamentação e da alimentação adequada e saudável”.
A dinâmica dessa primeira etapa de formação compreendeu aula expositiva dialogada, realizada pela Dra. Saskia Maria Wiegerinck Fekete, médica Pediatra e Coordenadora do Banco de Leite do  HCUnesp. Na dinâmica foram abordados os temas “Importância do Aleitamento materno” e “Manejo do leite quando a mãe tem que começar a trabalhar”.
Já a Enfª Drª Maria Cristina Heinzle da S. Machado, da Secretaria da Saúde de Botucatu, trabalhou com os temas: “Como desenvolver confiança e dar apoio: ouvir, entender e orientar”; “Recebimento, armazenamento e oferta do leite materno na creche” e “Desmame e alimentação complementar saudável para o bebê”.
Todos os participantes da formação receberam material de apoio que poderá ser utilizado na disseminação da formação junto à comunidade escolar. Na segunda quinzena de outubro acontecerá o segundo encontro formativo, com a temática: Introdução alimentar na creche.
“Após essas duas etapas formativas, uma equipe de residentes da Unesp – Campus Botucatu,  estará nas creches municipais e conveniadas  para promover a formação e apoiar a prática ao aleitamento materno e a alimentação adequada e saudável às atendentes de creche, cuidadoras, auxiliares de serviços gerais e professores”, explicou Maria Cristina Heinzle da S. Machado, da Secretaria da Saúde de Botucatu.