Igor Ignácio, chefe do Cartório Eleitoral de Botucatu.
O Cartório Eleitoral de Botucatu está trabalhando com olhos nas eleições do ano que vem. Embora ainda faltem 12 meses, a Justiça Eleitoral da Comarca está fazendo palestras em escolas e industrias, estimulando o registro eleitoral de jovens eleitores e também pessoas idosas, que não fizeram o recadastramento biométrico.
A busca pelos novos eleitores é natural, já que aos 18 anos é obrigatório e antes disso, a partir de 16 anos é optativo do eleitor. A ação da Justiça Eleitoral nesse segmento é ir até as escolas, realizar uma palestra sobre cidadania e o voto e estimular os alunos a fazer o registro eleitoral.
Já entre os adultos, especialmente os que não fizeram a biometria a ação é mais complicada, conforme avalia o chefe do Cartório Eleitoral Igor Ignácio.
“Em Botucatu temos aproximadamente 14 mil pessoas que não fizeram a biometria e não renovaram seus títulos eleitorais”, informou.
Apesar do numero ser expressivo, a equipe do Cartório considera que muitos podem ter falecido, centenas deles estão morando em outras cidades e possivelmente devem ter atualizado seus títulos, onde estão residindo ou trabalhando atualmente.
“Mas mesmo assim temos trabalhado para que o adulto, especialmente aquele eleitor com uma certa idade, atualize seu titulo eleitoral e faça a biometria. Muitos idosos já estão com idades onde o voto é optativo”, observou.
Nas ações realizadas em escolas do ensino médio e faculdades, o Cartório eleitoral tem destacado a importância do voto e a necessidade do eleitor manter o voto em dia, considerando que a ausência nos dias de eleição leva à suspensão do titulo e penalizações financeiras, impossibilidade de obter passaporte, abrir contas em bancos e até assumir vaga em concurso publico.