As eleições marcadas para acontecerem em 15 de novembro tem 4 candidatos até o momento: Mário Pardini (PSDB), Mário Ielo (PDT), Izaias Colino (PSL) e Priscila Firmino (PT). A expectativa agora é saber se o núcleo bolsonarista de Botucatu vai confirmar candidato a prefeitura. Botucatu, dos 4 candidatos lançados até o momento, terá 3 homens e 1 mulher disputando a prefeitura. Entre os vices candidatos a prefeitura estão 3 mulheres no PSL, PT e PDT.
Na ultima semana foram realizadas as convenções dos 4 primeiros partidos e candidatos a confirmarem interesses na Prefeitura e Câmara Municipal. Para alguns as articulações não trouxeram novidades, considerando que Pardini e Ielo já são conhecidos dos eleitores em disputas pelo executivo. Pardini vai completar sua segunda disputa e Ielo a sétima, sendo que em duas ele foi eleito, quando era do PT.
Por conta das pendengas acumuladas ao longo dos últimos 3 anos e meio entre Pardini e Izaias, quando ainda era do PSDB, a novidade foi o envolvimento da coronel Katia que foi a primeira mulher a anunciar interesse na disputa eleitoral deste ano. Izaias em duas eleições seguidas foi bem votado. Na primeira embora com boa votação ficou entre os suplentes, mas na segunda, tornou-se o vereador mais votado da cidade no século 21 (ate o momento).
O PT que praticamente havia desaparecido do cenário político local, por não ter vereadores e não conseguir votos para eleger seus candidatos a prefeitura, encarnou a renovação apresentando 2 mulheres desconhecidas do cenário partidário, mas que atuam em movimentos de base e direitos humanos. A candidata a prefeitura do PT é a micro empresaria e estudante de direito, Priscila Firmino e a assistente sociai Cidinha (do PCdoB), que tem forte atuação e movimentos sociais e na sua categoria.
O PDT mantém a toada das ultimas eleições confirmando mais uma vez o nome do arquiteto e cartógrafo, ex-prefeito por dois mandatos, Mário Ielo que terá como vice a assistente social Tania Madrid. Há algum tempo o PDT vinha informando através de seus militantes que a executiva do partido iria lançar uma candidata a vice, levando muitos a entenderem que seria a atual vereadora e esposa do ex-prefeito.
Na semana passada o nome de Armando Moraes Delmanto começou a circular forte, indicando que eventualmente o partido Patriotas poderá lançar o advogado que já foi vereador, candidato a prefeito e deputado federal, para comandar a prefeitura, mas até agora nenhum posicionamento foi manifestado por esse partido
PSDB
Mário Pardini – Administrador de empresas e engenheiro
André Peres, Servidor publico, administrador de empresas
PDT
Mário Ielo – Arquiteto e Cartógrafo
Tania Madrid – Assistente Social
PSL
Izaias Colino – Advogado
Katia Christófalo –  Tenente Coronel/PM
PT
Priscila Firmino – Micro empresaria/Estudante Direito
Cidinha – Assistente Social

 

(com Jornal Leia Noticias)