Juiz Eleitoral de Botucatu Marcus Vinicius Bachiega
A Justiça Eleitoral de Botucatu vai realizar a partir das 8 da manhã da próxima sexta-feira, 18, a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no dia 15 de novembro, nas eleições municipais. Serão empossados os prefeitos eleitos e reeleitos de Botucatu, Pardinho e Itatinga, além de 35 vereadores.
A cerimônia será restrita aos eleitos e integrantes da Justiça Eleitoral, devido à pandemia, conforme informou o chefe do Cartório Eleitoral de Botucatu. Nos convites que estão sendo encaminhados para os eleitos está bem clara a informação de que o evento não terá a participação de público.
Na região da Zona Eleitoral de Botucatu, composta por 3 municípios, os eleitores optaram por reeleger dois prefeitos e eleger o de Pardinho, que era na região a única cidade onde não haveria possibilidade de reeleição de Dito Rocha, por ter completado o segundo mandato consecutivo no executivo. Lá foi eleito o Dr. José Luiz Virgínio dos Santos.
“Não teria local em Botucatu para colocar a quantidade de pessoas interessadas em acompanhar a cerimônia. Na ultima eleição fizemos o evento no Lageado e ainda assim pessoas ficaram em pé. Vamos diplomar 35 vereadores de Botucatu, Itatinga e Pardinho. São onze de Botucatu, nove de Itatinga e nove de Pardinho e não haverá espaço na Câmara. A diplomação será exclusivamente para os eleitos no dia 15 de novembro”, destacou Igor Ignácio, chefe do Cartório Eleitoral.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, a escolha da Câmara deve-se pelo fato de a instituição ter um canal de televisão com transmissão fechada e aberta, onde os interessados e familiares dos eleitos poderão acompanhar a cerimônia.
Todos os eleitos para os legislativos e executivos das três cidades e a maioria dos suplentes, estão com a prestação de contas em dia, aptos a serem diplomados e legalizados para a posse oficial no dia 1º de Janeiro de 2021. “Tem muitos candidatos que disputaram as eleições e não fizeram a prestação de contas que terminou na terça feira às 23 horas e 59 minutos, mas no caso dos eleitos, todos estão em dia com a prestação de contas, aptos a serem diplomados”.

JUSTIFICATIVA

Até o momento, cerca de 5 mil pessoas procuraram o Cartório Eleitoral para justificar ausência no dia da votação, em 15 de novembro. Mais de cinco mil pessoas já fizeram a justificativa de ausência no dia das eleições. A maioria dos casos foram justificativas relacionadas à saúde e todo o processo de justificativa vem sendo feito pelo whatsapp do Cartório.
“Para aqueles que desejam justificar ausência do voto, fazer alterações, mudar local de votação, temos o whatsapp do Cartório. Preferencialmente estamos 14 3814 5536, onde fazemos o encaminhamento, que é muito mais fácil por sinal”.