LEIA TAMBÉM

|| BOTUCATU: SUICÍDIO ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

SE PRECISAR DE AJUDA PROCURE O CVV BOTUCATU
Em Botucatu o fone é:
(014) 3354-4111 | Av. Santana 307
Atendimento a partir das 19 horas até 23 horas

 

A depressão e o suicídio entre jovens estão cada dia mais aumentando. Para discutir esse assunto, a Secretaria Municipal de Educação promoveu em parceria com a Rede de Proteção à Vida, palestras direcionadas a gestores e coordenadores escolares da Rede Municipal de Ensino.

As palestras foram conduzidas pelo professor e psiquiatra da Faculdade de Medicina da Unesp José Manoel Bertolote e pela assistente social Silvania Giandoni. Eles abordaram temas como o desafio surgido na Russia, conhecido como Baleia Azul e a série de tevê (Netflix) 13 Reasons Why, que abordam de formas diferentes a depressão e o suicídio.

O objetivo – informou a Secretaria de Educação – foi alertar os educadores sobre os problemas e ajudar a identificar sinais de participação dos alunos em determinados jogos nocivos à saúde, além de fazer orientações às famílias e os encaminhamentos necessários em situações de risco para os jovens.

“Em tempos de fácil acesso virtual e a todo tipo de informação, positiva ou negativa, é muito importante o diálogo entre família e escola. Essas duas instituições são parceiras no processo educativo, e precisam trabalhar juntas”, conclui Magda Regina Troncarelli.

A Rede de Proteção à Vida é formada por voluntários das mais variadas áreas de atuação, dispostos a lutar de todas as formas pela valorização da vida no combate aos índices de suicídio.

SUICÍDIO ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

De acordo com dados do Ministério da Saúde e Índice Firjan (divulgado no ano passado), Botucatu tem uma das mais altas taxas de suicídio, do Brasil.

Em 2015 e 2016 foram registrados 23 casos na cidade, uma média de 11,5 mortes por ano. A média no Brasil, é de 6 a 7 casos para cada 100 mil habitantes.

Em Botucatu, de acordo com dados divulgados por especialistas, a maioria dos casos foram associados a pessoas que tinham distúrbios mentais e problemas relacionados a dependência química.