O deputado estadual Fernando Cury realizou na tarde desta sexta-feira (17) uma importante reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para tratar de três assuntos de interesse dos municípios que pertencem à região de Botucatu.
Nesse encontro online, participaram prefeitos e representantes das cidades, fortalecendo os pedidos apresentados ao Governo de São Paulo.
“O primeiro pleito foi atendido: conseguimos a destinação de 10 novos respiradores para o Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, em Rubião Júnior, que irão somar-se aos 14 já destinados através da nossa gestão e interlocução com o vice-governador Rodrigo Garcia. Essa conquista é fundamental para que a gente sempre tenha à disposição aparelhos para atender a demanda, em caso de necessidade de backup, isso é, eventual manutenção ou reposição de equipamentos”, explicou Cury.
De acordo com o parlamentar, ainda nessa oportunidade, foi reforçada a luta pela implantação do DRS 18 – Departamento Regional de Saúde. “Há um consenso e todos tivemos a chance de defender essa ideia ao secretário, que reconheceu nosso trabalho em relação a isso e destacou o compromisso, mais uma vez, de olhar com atenção para que a situação seja resolvida da melhor forma possível”, acrescentou.
A subdivisão da região de Botucatu dentro do Plano São Paulo também esteve em pauta, para que as cidades sejam reclassificadas e possam adotar medidas mais flexíveis na retomada das atividades.
“É preciso dizer que, nos últimos dois dias, a taxa de ocupação dos leitos de Botucatu subiu de 53% para 73%, portanto, cabe a nós ressaltar alguns pontos, entre eles, de que essa ‘separação’ da nossa região com a de Bauru pode trazer um cenário diferente daqui para frente. Nas próximas semanas, existe a possibilidade de estarmos com índices piores dos que os registrados até o momento, inclusive em relação a Bauru, assim, ficaríamos num patamar diferente e sem condições de avançarmos para uma fase menos rigorosa”, colocou.
“Novamente, lembramos que é preciso ter consciência e respeito às medidas impostas contra o coronavírus. Depende de cada um de nós para vencermos juntos essa batalha, principalmente, retomarmos aos poucos o funcionamento de todos os segmentos. Quem puder ficar em casa, fique. Quem precisar sair, tome os cuidados e cumpra as determinações”, completou Cury.