O Super Tucano vai equipar a Força Aérea do Líbano. Peças da Embraer Botucatu serão enviadas aos EUA, onde a Embraer e a Sierra Nevada Corporation farão a montagem final . Foto da revista Janes

Uma boa noticia para o mercado de trabalho em Botucatu. O avião Super Tucano desenvolvido pela Embraer vai equipar um esquadrão da Força Aérea Libanesa, com apoio da USAF – Força Aérea dos Estados Unidos. Os Super Tucanos serão utilizados no combate ao ISIS na fronteira oriental (Região Leste, divisa com a Síria).

Atualmente a base da Força Aérea do Líbano é composta por aviões da Russia (ou antiga União Soviética), França, República Checa e Polônia. O Super Tucano que opera no Afeganistão e agora no Líbano é a mais moderna versão, com avionicos de ataque e defesa para diversos alvos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Embraer a unidade de Botucatu vai fornecer para a Sierra Nevada Corporation/SNC (EUA) as fuselagens e que serão usadas na montagem final nos Estados Unidos.

Para que o avião de ataque e defesa anti-insurgência possa ser operado com maior rendimento, os pilotos libaneses estão sendo treinados na Georgia, desde o dia 24 de março no Super Tucano A-29.

O primeiro piloto e equipe de solo começaram o treinamento no 81º Esquadrão de Caça da USAF, na base Moody Air Force, na Georgia, no dia 22, informou o site IHS-Janes.

Serão treinados 12 pilotos libaneses e outros 20 mecânicos e técnicos especializados no avião. Para atender aos interesses do governo americano, a Embraer Defesa e Segurança fez uma parceria com a fabricante aeroespacial Sierra Nevada Corporation (SNC).

De acordo com o tenente-coronel Ryan Hill, os 32 militares da Força Aérea Libanesa serão colocados no mesmo programa de treinamento onde já atuam pilotos da Força Aérea Afegã, que também opera o Super Tucano, no combate aos fundamentalistas daquele país.

Os sites ‘IHS-Janes’ e ‘Israel Defense’, informaram que a venda dos aviões para o Líbano foi iniciada em 2015, financiado pelo governo da Arábia Saudita.

De acordo com apuração feita da revista e site ‘Janes’, a Agência de Cooperação de Segurança para a Defesa dos EUA (DSCA) fornecerá aeronaves armada com foguetes de 70 mm equipados com o kit de orientação APE (Advanced Precision Kill Weapon Systems) da BAE Systems e protegido por AN / AAR-60 (V), sistemas de detecção de lançamento de mísseis e distribuidores de contramedidas. O Super Tucano também está equipado com duas metralhadoras de 12,7 mm (calibre .50).

SUPER TUCANO OPERANDO PELO MUNDO

Armadas nacionais que operam com o Super Tucano no mundo – Imagem Wikipédia

O Brasil, Colômbia e Afeganistão são os maiores operadores da aeronave de combate. O Brasil tem cerca de cem aparelhos, Colômbia e Afeganistão em torno de 20 cada. Ao todo cerca de 15 forças aéreas usam o modelo brasileiro.

Também operam o avião militar brasileiro: Gana, Angola, Burkina Faso, Mauritânia, Senegal, Nigéria, Mali, Chile, República Dominicana, Equador, Indonésia, Honduras, Afeganistão, Líbano, e Estados Unidos. (com informações da IHS-Janes e Israel Defense. Fotos USAF)

 

TREINAMENTO DE TIRO DENTRO DA CABINE DE SUPER TUCANO A 29

Do you tube : AiirSource Military