Everaldo Rocha, candidato a reeleição do PT de Botucatu, com a deputada Ana Perugini, durante reunião do diretório local

O Partido dos Trabalhadores de Botucatu vai eleger seu novo presidente e membros do diretório, no próximo dia 9 de abril.  Everaldo Rocha, atual presidente do partido e candidato a reeleição destaca que o processo vai eleger além da direção local os membros da macro região, que é composta por 52 municípios na região de Bauru e delegados ao congresso estadual do partido, que acontecerá em maio.

“Teremos eleições diretas para presidente e diretórios municipais em todo o Brasil, no dia 09 de abril. Estamos vivendo um momento importante da organização partidária, porque junto com o PED (processo de eleições diretas), estará acontecendo o VI Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores. Congresso que leva o nome de Congresso Marisa Letícia Lula da Silva, em homenagem a nossa eterna primeira dama”, afirmou Everaldo Rocha.

Diferente da última eleição do diretório municipal, quando houve uma acirrada disputa entre dois grupos, desta vez os filiados petistas escolherão os dirigentes em chapa única, liderada por Everaldo.

“Felizmente conseguimos unificar o partido e não teremos disputa nesta eleição. Sou candidato à reeleição a presidência e teremos um diretório bastante diversificado e renovado. Temos uma chapa completa com 32 membros do diretório, sendo que 16 titulares e 16 suplentes, 12 membros na comissão de ética, sendo 6 titulares e 6 suplentes e 12 membros no Conselho Fiscal, com 6 titulares e 6 suplentes. Respeitando a paridade de gênero, 50% homens e 50% mulheres, 20% de vagas para jovens (até 29 anos) e 14% de vagas para etnia racial (negros)”, salientou.

O PT desde que saiu do governo há cerca de dez anos perdeu muitas lideranças que saíram e montaram outros partidos, inclusive o ex-prefeito Mario Ielo, além de representação no Legislativo, onde não tem representação pela primeira vez desde a eleição de 1982.

A falta de vereador não esmorece os fiéis petistas que continuam realizando as terças-feira reuniões em seu diretório, sempre tendo pauta questões locais, estaduais e nacionais.

“A nossa militância está inserida em diversos movimentos, conselhos municipais, sindicatos, entre outros setores. Temos uma atuação com pessoas filiadas dentro da Frente Brasil Popular. Acredito que o caminho é este, os petistas estarem atuando nestas diversas frentes como sempre tivemos. Só assim, conseguiremos ampliar a resistência contra este momento ultraconservador que estamos vivendo”, observou. A promessa de Everaldo é fazer um amplo debate com os filiados e novo diretório para definir um rumo para o PT local

O diretório local tem 219 filiados aptos à votação na chapa única. O processo eleitoral acontecerá das 9 às 17 horas, na sede do partido, na Rua João Passos 2193.

Desmonte do governo

O candidato a reeleição petista Everaldo Rocha diz que o movimento social popular vai ser o foco de trabalho do novo diretório, como forma de fortalecer a luta em defesa da democracia, no momento em que o governo de Michel Temer, reduz os benefícios sociais, alegando programa para combater a crise econômica.

“O PT sempre teve uma proximidade muito grande com os movimentos sociais e sindicatos e estamos acompanhando e participando das ações contra o desmonte que o governo ilegítimo golpista, está aplicando em nossa população. Acredito que quando o PT governou por 8 anos Botucatu e 13 anos no governo federal, valorizamos sim os sindicatos e movimentos sociais e não houve governos que deram tanto valor a eles, quanto os nossos”.

Everaldo diz que vai estimular, junto com os novos dirigentes petistas da participação social. “O PT não está separado dos sindicatos e movimentos sociais. O PT é fermento no meio, através da nossa militância inserida nestes espaços. Os Petistas não devem ficar isolados só na vida partidária, tem que estar inseridos nos movimentos social, sindical, associações, frentes, etc.”.