Presos que cumprem o regime semiaberto na Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí atuam em força-tarefa destinada a reparar os prejuízos provocados pela forte chuva que atingiu a cidade no último dia 10 (segunda-feira). Na ocasião, ruas e avenidas, principalmente da região central, foram tomadas por lama, sujeira e entulhos trazidos pela enxurrada.
Autorizados pelo juiz corregedor, dez pessoas prestam um trabalho voluntário para a prefeitura por quatro dias (começou na de terça (18) e termina nesta sexta-feira (21), das 8h às 16h), fazendo a limpeza da avenida Orestes Quércia e alguns trechos do Rio Dourado, que teve o curso da água prejudicado em razão de detritos e galhos de árvores.
Sob supervisão de dois agentes de segurança da unidade prisional, o serviço garante remição de pena aos sentenciados – a cada três dias trabalhados, é remido um dia da condenação.
De acordo com o prefeito de Pirajuí, Cesar Fiala, a chuva provocou diversos estragos na cidade e também prejudicou o curso do Rio Dourado. Ele destaca a importância do trabalho voluntário, tendo em vista a quantidade de serviços para manter a cidade em ordem e a escassez de servidores municipais.
(da assessoria)