Desde sexta-feira (18/05) o processo de formação de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil provocará condições de tempo adversas nos três estados da região, onde pode chover forte, informa o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia.
A partir do sábado (19/05) esse sistema avançará pelo Sudeste, Centro-Oeste e atingirá, inclusive, os Estados de Rondônia e do Acre, levando chuva que em algumas localidades será forte.
A Defesa Civil de Botucatu está alertando para chuva forte no período da manhã e ventos. Há células de chuvas muito fortes e alertas para tempo severo em Botucatu, Itatinga, Pardinho, Pratânia, Cerqueira Cesar e Paranapanema.

 

A massa de ar frio atuará até segunda-feira (21/05), com condições para formação de geada no Sul do país, na Serra da Mantiqueira e Vale do Ribeira – ambos em São Paulo e no sul de Minas Gerais, não se descarta a formação de geada em áreas do sul de Mato Grosso do Sul.
Além disso, destaca-se a queda significativa da temperatura em todo centrossul do país a partir do sábado. O amanhecer do domingo (20/05) será de muito frio na Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, com formação de geada ampla no Sul do país.
Nas demais áreas do Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte, o frio vai ganhando força no decorrer do domingo, apesar do predomínio de sol nestas áreas destaca-se que a tarde será fria.
Outro destaque é a intensificação dos ventos nas Regiões Sul e Sudeste do país no decorrer do final de semana, devido à influência de um ciclone extratropical que estará sobre o Oceano Atlântico.
No domingo as rajadas de vento poderão variar entre 70 e 90 km/h no litoral dessas regiões, onde eventualmente em alguns pontos poderá atingir os 100 km/h.

(com informações do Inpe)