Fato inusitado e assustador do ponto de vista da pandemia e demostra o esforço das equipes do maior hospital do Sistema Único de Saúde – SUS, em ofertar atendimento médico e tentar salvar vidas: o Hospital das Clínicas de Botucatu está com 106% de ocupação de leitos, o que significa que além dos leitos 30 leitos totalmente ocupados no início da semana, abriu-se mais vagas para socorrer pacientes de coronavírus da cidade e região.
Segundo nota da Superintendência do HCFMB foram instalados mais 2 leitos na UTI para ampliar o atendimento de paciente Covid.
A semana começou com 65 internados e nesta quinta-feira chegou a 77 pessoas, 12 a mais que três dias anteriores. São 45 pacientes na enfermaria, sendo 20 confirmados para covid e 21 confirmados na UTI, sendo 14 aguardando resultados, mas em estado gravíssimo.
Nas ultimas horas 2 pessoas foram liberadas, sendo 1 homem e uma mulher, ambos de 52 anos, moradores de Botucatu.
Por outro lado morreram 2 pessoas, um homem de 68 anos de Botucatu e uma mulher de 72 anos de Conchas.
Confira a nota do HC
O HCFMB tem atingido diariamente sua ocupação máxima de leitos de UTICOVID. Nesta quinta, chegamos aos 106% de ocupação, o que significa que além dos 30 leitos de UTICOVID disponíveis no HC, mais dois leitos foram adequados para pacientes covid positivos.
O número de pacientes internados é maior do que o número de leitos disponíveis para covid-19 por seguirmos cumprindo o nosso compromisso em promover assistência à todos os pacientes que precisam do HC neste momento.
É importante destacar que a liberação de um leito para paciente covid é criteriosamente avaliado antes da internação, para que os protocolos do Ministério da Saúde estejam em total acordo com as normas de estrutura, higienização e isolamento vigentes.