A Secretaria de Segurança informou que vem administrando até as folgas dos servidores da GCM para dar conta do trabalho de segurança nos prédios municipais, patrulhamentos integrados com outras polícias, comércio, além da Operação Sentinela com o objetivo de acompanhar os pacientes com Covid 19 em estado leve, assintomáticos e contactantes. São mais de cem visitas em média por dia.
“Entre terça e quarta-feira, dias 26 e 27, os GCMs realizaram 136 visitas domiciliares em pacientes com sintomas leves, assintomáticos e contactantes familiares de doentes e tivemos de dar conhecimento à Secretaria de Saúde e a Policia Civil que sete pessoas em cinco famílias com coronavirus não estavam, como deveriam, em suas residências”, afirmou o secretário Marcelo Emílio.
Conforme explicou o secretário, todos que estão agindo contrariamente às orientações das autoridades de saúde, não respeitando o isolamento quando confirmada a doença com sintomas leves, e encaminhando os casos para investigação da Polícia Civil, que deve propor processos no Ministério Publico, dessas pessoas contra a saúde coletiva.
O trabalho não está fácil. Os GCMs e Policiais Civis devem apresentar provas contra os isolados e doentes leves que furam o isolamento domiciliar.
O problema é que os doentes ou pessoas isoladas devido ao Coronavirus mentem aos GCMs para evitar a multa e o registro de ocorrência na Delegacia. “Muitos dizem que a Central de Coronavirus liberou a saída do isolamento. Quando vamos investigar, a maioria dos casos é mentira, dita para se tentar evitar a multa”, contou.
Em praticamente todos os casos denunciados na Central de Polícia Judiciária, a GCM apresenta dados do indivíduo que está desrespeitando o isolamento, incluindo dados da Central de Covid, além de relatos dos GCMs que flagraram o cidadão ou cidadã que deveriam estar em isolamento, mas circulando pela cidade.
“Passamos a verificar na Central de Covid as informações sobre os pacientes que deveriam estar em isolamento, pois muitos deles estão dizendo que foram liberados do isolamento pela Central de Covid. Quando vamos confirmar esse dado, descobrimos que estão faltando com a verdade”, lamentou o secretário.

BARULHO

Marcelo Emílio também afirmou que a GCM está ampliando a fiscalização em pontos de aglomerações nos pontos conhecidos como a praça do Cachoeirinha, Vila dos Lavradores, Jardim Paraíso, Praça da Rainha, na Cohab I entre outros.
“Temos fixado faixas com orientações sobre o uso de álcool em gel, máscaras e manter o distanciamento entre pessoas. Além disso, temos feito abordagens educativas, as viaturas estão distribuindo máscaras para quem precisa e também estamos registrando ocorrências de pessoa que tentam burlar as regras contra a pandemia. Tenham certeza que todos os denunciados serão levados à Justiça, conforme disse na coletiva na Prefeitura o Delegado Dr. Talamonte, da Polícia Civil que tem dezenas de casos prontos para levar até o Fórum”.

GOLPE DO ATESTADO

O Secretário de Segurança afirmou que ainda não é de conhecimento oficial, tentativas de burlar o sistema de saúde, usando a falsa comunicação de sintomas de covid 19. Segundo informações encaminhadas para a reportagem, muitas pessoas estão procurando a Central de Coronavirus e dizendo estar com sintomas gripais.
Até que seja feita a confirmação ou não da doença, o ‘paciente’ fica até 3 dias com licença médica justificada por causa da pandemia. “Mas se precisar vamos trabalhar para apurar esse tipo de ilícito e a saúde publica”, disse.
A rádio Clube recebeu na ultima segunda-feira, alerta de pessoas próximas às que aplicaram o golpe. Elas se informam na Central Covid estar com sintomas, especialmente dores na região da garganta e sintomas de febre.
Devido ao tempo de processamento dos dados em até 3 dias, é tempo suficiente para emendar de quarta a segunda e de sexta a segunda ou terça.