O Tribunal de Contas do Estado (TCESP) divulgou na quinta-feira, 16, um relatório geral dos Hospitais Públicos de São Paulo, que mostra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) como terceiro hospital do Estado em maior número de atendimentos.
Foram aproximadamente 1,9 milhão de procedimentos à saúde entre serviços ambulatoriais, urgência e emergência nos seis primeiros meses de 2019 no HCFMB.
Dados do TCE chamam a atenção também pela quantidade de médicos envolvidos nos processos de atendimento: 5,6 mil na FMUSP, HCFMB 1,7 mil e HCUnicamp 1,5 mil.
Outro detalhe importante que demonstra eficiência no atendimento clínico do HCFMB de Botucatu é a estrutura de equipamentos de apoio aos diagnósticos e tratamentos, menor que da USP de São Paulo e Ribeirão Preto e semelhante ao da Unicamp
O Hospital das Clínicas da FMUSP lidera o ranking com 4,3 milhões de atendimentos, o que representa 7,5% do total. O Hospital das Clínicas da UNICAMP fez 2 milhões de procedimentos.
O Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi destaca que dia após dia, o HCFMB busca sempre aprimorar sua assistência.
“Mesmo em tempos de crise, nenhum serviço do HCFMB fechou ou diminuiu à assistência ao paciente. A cada atendimento, o Hospital prioriza o respeito pela dignidade do paciente e a promoção das boas práticas profissionais. Continuaremos trabalhando para que esse número aumente a cada ano”, diz.

O RELATÓRIO DO TCE

O levantamento foi extraído a partir das bases de dados e informações colhidas junto ao Ministério da Saúde e às Pastas estaduais da Saúde e da Fazenda; e abrange os 193 hospitais próprios administrados diretamente pelo Estado e/ou municípios.
Os dados obtidos dos vários sistemas pelo Tribunal de Contas do Estado, são referentes ao primeiro semestre de 2019 (entre janeiro e junho), e estão disponibilizados no Painel da Saúde – ferramenta desenvolvida pela Corte para mostrar um panorama da assistência hospitalar pública prestada aos cidadãos.
Com a busca individualizada, é possível visualizar detalhes sobre os tipos de leitos (de internação, cirúrgico) e de equipamentos (tomógrafo, aparelho de ressonância magnética, ultrassom com doppler colorido e ecógrafo) disponíveis em cada hospital. A interface com os dados e informações pode ser acessada pela internet pelo link http://www.tce.sp.gov.br/paineldasaude.

 

FERRAMENTA DE FISCALIZAÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou, na terça-feira (14/1), o ‘Painel da Saúde’ – ferramenta que possibilita ao interessado obter informações, por meio de números e gráficos, acerca do atendimento prestado nos hospitais públicos com sede no Estado de São Paulo.
“O Painel faz uma fotografia de como está o sistema de saúde estadual e dos municípios. O objetivo é que a população saiba como os recursos públicos estão sendo aplicados e qual o trabalho que cada órgão de saúde realiza”, argumentou Citadini. “Ele vem na esteira de uma série de outras medidas que foram tomadas pelo Tribunal com o intuito de informar bem o cidadão. Será mais um olhar do Tribunal de Contas para ajudar na fiscalização e corrigir”.
A ferramenta foi apresentada pelo Presidente do TCE, Antonio Roque Citadini e contou com a presença do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro; do Secretário-Diretor, Sérgio Ciquera Rossi; do Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fábio Xavier; do Diretor da Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo, Marcos Miguel Portella; e do Assessor da Presidência, Orlando Pontiroli.Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação do TCE, o ‘Painel da Saúde’, previsto para ser atualizado semestralmente, exibe informações acerca de 193 unidades hospitalares, de atendimento geral e especializado, na forma de um mapa do Estado para visualização dos estabelecimentos de acordo com a capacidade e atendimento.

 

(com assessorias)