Diversos procedimentos administrativos foram anunciados pela Prefeitura de Botucatu, no final do ano passado e primeira quinzena de Janeiro de 2020, ampliando a economia de gastos financeiros e o conceito de “cidade inteligente” (Smart-City), com a introdução de serviços digitais. Só nos últimos dias foram anunciados o autoatendimento e emissão de tributos, introdução de equipamentos de telemetria na frota permitindo controle dos veículos e a redução de gastos com telefonia.
Na quarta-feira, 15/01/20, Pardini revelou em seu perfil na rede social ter economizado milhares de reais com a introdução do Voip – voz sobre protocolo de internet – reduzindo custos com telefonia e o encerramento de 65 linhas de celulares. Em 2017 a prefeitura gastou R$ 1,3 milhão com telefonia dos departamentos e serviços municipais e no ano passado o custo dessa mesma estrutura que chegou a ser ampliada em diversos setores, custou R$ 800 mil.

CONTROLADORIA

Essa busca por economia, segundo explicou o prefeito Mário Pardini, foi iniciada há 3 anos quando foi criada a Controladoria Municipal, que fiscaliza todos os gastos da máquina publica. Tudo começou quando a Secretaria de Governo e Fazenda investiu em melhoramentos na estrutura de informática da Prefeitura para implantar o autoatendimento e a instalação de uma rede óptica entre os prédios municipais.
A mudança de software permitiu, por exemplo, a emissão de boletos e carnês dos contribuintes ativos no cadastro mobiliário da seção de ISS que poderão ser obtidos através da rede de internet, via online.
A mudança também já está no setor de IPTU, embora o carne impresso continue sendo distribuído em 2020 aos contribuintes.
“Ainda não encaminhamos os carnes de IPTU para o contribuinte, mas o proprietário do imóvel poderá fazer a impressão de todo os meses ou imprimir apenas do primeiro mês, conforme melhor atender as necessidades do munícipe. Neste ano o contribuinte ainda vai receber o carnê impresso”, salientou o Secretário Fábio Leite.

TELEMETRIA E MURALHA DIGITAL

Além do IPTU e ISSQN (excluindo os microempreendedores individuais), a administração anunciou no ultimo dia 10, ter contratado uma empresa para gerenciar a frota municipal, incluindo tratores e máquinas usadas em obras.
O objetivo é reduzir gastos com combustíveis, melhorar a perfomance de manutenção de toda a frota, desde o veiculo de uso dos secretários, até as ambulâncias e viaturas da GCM.
Uma empresa de telemetria, semelhante ao  que se vê nas corridas de Formula 1, que aponta o desempenho dos veículos e o que o motorista está fazendo, foi contratada para rastrear mais de 400 veículos da frota municipal.
“Com isso vamos ampliar a segurança do condutor, passageiros e pensando na frota municipal da Educação, também oferecer mais segurança aos alunos e equipe envolvida no trabalho”, salientou o secretário.
Os equipamentos serão instalados nos veículos em regime de comodato e a manutenção será da empresa contratada que oferecerá relatórios à Prefeitura de Botucatu mostrando detalhes de como os motoristas municipais estão agindo no trânsito local, indicando o estado de funcionamento e até o tempo que o veiculo fica ocioso.
Fabio Leite conta que ainda neste ano a prioridade é adquirir câmeras digitais para instalar a esperada “Muralha Digital” que ampliará a segurança do município. São Câmeras que permitirão identificação da situação do veiculo, se tem registro de furto ou outro sinistro na cidade e no Brasil.