Fachada da Irizar do Brasil, em Botucatu.
A fabricante de ônibus Irizar do Brasil vai desacelerar a produção nesta quinta e sexta-feira, quando a partir das 18 horas inicia um periodo de férias coletivas de 15 dias. O acordo foi firmado entre o Sindicato dos Metalurgicos e a direção da multinacional espanhola, nesta semana, como medida de proteção da força de trabalho.
Em outras palavras, dimensionando a decisão: As 2 únicas fabricantes de ônibus no Estado de São Pauio estão suspendendo sua produção devido a crise de Covid-19. As demais empresas fabricantes de ônibus estão no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Segundo o diretor da empresa Paulo Cadorin, oficialmente as férias começam na quarta-feira, mas a empresa, os trabalhadores e o sindicato acordarão trocar o trabalho de segunda e terça-feira da próxima semana, por trabalho aos sábados quando terminar o isolamento social.
“Temos de entregar 10 veículos para uma empresa do Chile e neles iremos trabalhar nesses próximos dias. Conseguimos com nossos clientes adiar diversas entregas e por isso estamos adiantando férias coletivas para os funcionários, que receberão seus direitos salários normalmente”, destacou o executivo da empresa.
Cadorin afirmou ainda que a empresa já se colocou a disposição dos funcionários antecipação do 13º salário para os mais necessitados. Todos os benefícios oferecidos pela empresa serão mantidos.
Analisando o mercado nacional e internacional, Cadorin entende que 2020 será um ano difícil, seja pela pressão do dólar como fatores de saúde publica. “Precisamos ter muita cautela e buscarmos soluções para a crise que em 2020 será intensa para o setor de transporte”, afirmou em entrevista na Clube FM, na manhã desta quarta-feira, 25.

OUTRAS EMPRESAS

Ate o momento estão com a produção paralisada: Embraer-Botucatu, cerca de 1,8 mil trabalhadores; Caio Induscar (fabricante de ônibus e peças automotivas), com cerca de 5 mil funcionários, Irizar do Brasil (fabricante de ônibus) e cerca de 500 funcionários.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Cláudio ‘Beiço’ afirmou que a entidade está negociando com a LTM e Tecnaut, que produzem cablagem para diversas empresas e indústria de tratores, para paralisação da produção. A mesma situação está acontecendo nas metalúrgicas menores da cidade e de São Manuel, Itatinga, Pardinho, Avaré entre outras cidades.

 

CONFIRA A NOTA DA IRIZAR

COMUNICADO
Botucatu, 25 de Março de 2020
Em decorrência do avanço da disseminação do Novo Coronavírus no Brasil e no mundo, e tendo como objetivo primordial o resguardo da saúde de todos os colaboradores, familiares, clientes e sociedade local, a Irizar Brasil comunica que todos os funcionários manterão seus expedientes normais na fábrica até a próxima sexta-feira (27) (com exceção de alguns funcionários dos setores administrativos, que já se encontram em sistema de trabalho home office). Para tanto, todos os cuidados preventivos e de segurança continuarão sendo tomados.
Na segunda e terça-feira, 30 e 31 de março, todos os funcionários estarão em casa por motivo de compensação de dias de trabalho, que serão definidos futuramente. A partir de quarta-feira (01) todos os colaboradores entrarão em período de férias coletivas de 14 dias.
Desta forma, o retorno das atividades na empresa está previsto para o dia 15 de abril, quando novas medidas poderão ser discutidas em virtude da situação conjuntural do Novo Coronavírus no país.
A Irizar Brasil comunica ainda que os colaboradores que necessitarem do adiantamento da primeira parcela do 13º salário, poderão solicita-lo diretamente no setor de Recursos Humanos a partir de hoje (25).
Durante o período de recesso a empresa incentiva todos os colaboradores a ficarem em casa, protegendo a si próprios e seus familiares, e se coloca à disposição caso algum colaborador necessite de qualquer auxílio relacionado à saúde.
Com a transparência característica de todas as empresas do Grupo Irizar, somada à colaboração de todos os funcionários, bem como à confiança e entendimento dos clientes, a Irizar reitera a certeza de que sairemos ainda mais fortalecidos desta situação e que em brevidade poderemos retomar nossas rotinas normais.
Atenciosamente,
Diretoria Irizar Brasil.