Uma jaguatirica resgatada pelos Bombeiros e GCM de Itatinga, em estado crítico, não resistiu e morreu nesta terça-feira, 11, no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS) da Unesp de Botucatu.

O socorro ocorreu no dia 4, após uma pessoa ter encontrado o animal em uma estrada na região de Itatinga. De acordo com a equipe do CEMPAS, o felino apresentava sinais de desidratação, desnutrição e dificuldade respiratória. Infelizmente, apesar dos esforços da equipe médica, a jaguatirica não resistiu.

O corpo do animal foi encaminhado para análises necroscópicas que devem indicar a causa de sua morte. Suspeita-se que o animal tenha contraído alguma doença infecciosa, o que ocorre normalmente pelo contato com animais domésticos.

A veterinária da Vigilância de Itatinga estimou que o animal estava há mais de dois dias caído, o que indica que ele pode ter sofrido por bastante tempo antes de ser resgatado.

As autoridades locais continuam investigando as circunstâncias da morte da jaguatirica e buscando medidas para prevenir situações semelhantes no futuro.