O ex-prefeito e presidente da FDE – Fundação para o Desenvolvimento Escolar, João Cury Neto participou nesta quarta-feira, 4, de uma entrevista ao vivo na Rede Cultura, falando sobre políticas educacionais do Estado e a sua atuação na Fundação.
O programa ‘Panorama’ de quarta feira discutiu a verba do Ministério da Educação, de 3,2 bilhões para o ensino em 2018. João Cury e Tadeu Saravalli, especialista em gestão escolar falaram sobre o recurso financeiro que foi reduzido em 40% em relação ao ano passado e sobre o ultimo censo escolar nacional que indicou uma redução das matriculas no ensino público.
O tema do debate envolvendo Cury e Saravalli abordaram o tema “Gestão: A chave para educar bem”.  Questões como a burocratização, dificuldade orçamentária e necessidade de agilizar as melhorias estruturais no ensino.
João Cury defendeu regime de colaboração do estado e município envolvendo a comunidade escolar nas decisões que são tomadas. O presidente da FDE entende que alunos, pais, professores, servidores e a comunidade do entorno escolar, para reduzir alguns problemas escolares como evasão e violência, por exemplo.

(confira o vídeo do programa de 28min)