João Cury e Narcizo Minetto
Várias manifestações na rede social mostram a liderança e a confiança no ex-prefeito João Cury Neto (PSDB), que foi inocentado na denuncia do Ministério Público conhecida como “Caso Sangari/Abramundo”, onde figurava ao lado de Narcizo Minetto Junior, como réus acusados de má gestão dos recursos e contrato com a Sangari.
Izaias Colino, presidente de Câmara, Alessandra Lucchesi, vereadora e ex-secretária de Educação, o prefeito Mário Pardini e os secretários Marcelo Emílio e Jr Cury usaram a rede social para comemorar a sentença judicial. Curiosamente o deputado Fernando Cury (PPS) e irmão do prefeito, não se manifestou até o momento.
O vereador Izaias Colino, presidente da Câmara Municipal foi o primeiro que se manifestou no final da tarde de segunda-feira, 25. O vereador abordou questões relacionadas à pressão política e pessoal contra Cury e Minetto e salientou que sempre confiou nos encaminhamentos administrativos feitos por João Cury, lembrando que o caso foi usado por adversários em pelo menos duas campanhas eleitorais municipais.
“… a sentença julgou “Improcedente” o pedido, atestando que não houve nenhuma irregularidade na contratação, a despeito daquilo que foi alegado pelo Ministério Público em todo o processo. Essa importante decisão nos impõe algumas reflexões.”
“A primeira delas é que o ex-prefeito João Cury, que sempre contou com a minha confiança, foi inocentado, e imagino o quão difícil deve ter sido o caminho pra ele até aqui. Quantas pessoas postaram ou falaram que o João e o ex-secretário Minetto roubaram a cidade?”
“Na política, como na vida, é preciso ter lado, e eu sempre estive do lado do João, pois confio e sempre confiei no trabalho e na honestidade dele”, escreveu na rede social.
O vereador continua sua reflexão sobre o caso, onde termina em tom de desabafo comentando que a Justiça foi feita e ressalta ser preciso esperar o resultado da sentença.
“Segunda, essa reflexão vale também para qualquer processo em curso, devemos aguardar os desdobramentos com calma, sem acusações levianas ou precipitadas.”
“Mas o mais importante de tudo é que a justiça foi feita, os fatos esclarecidos e o botucatuense pode tranquilamente continuar acreditando no João e em tudo o que ele ainda pode fazer por nós. Alma lavada!!!”, finaliza.

PARDINI

Na manhã desta Terça-feira, 26, o prefeito Mário Pardini, em seu perfil pessoal também se manifestou dizendo que Botucatu havia acordado mais feliz e o povo de alma lavada com sorriso estampado no rosto.
Pardini salienta que nos últimos dias uma das figuras mais queridas, sofria com os ataques que recebia tendo como referencia a tentativa de macular a imagem de bom administrador.
Sem se referir diretamente e sem citar o ex-secretário de educação, também inocentado no processo movido pelo Ministério Publico, Pardini se põe na posição de administrador e destaca que governar é escolher caminhos.
“Botucatu acorda mais feliz hoje, povo com alma lavada, sorriso estampado no rosto. Coincidentemente, a brisa desta manhã, típica de nossa cidade, sugere refrigério.”
“Não foi assim nestes últimos dias para uma das figuras mais queridas, baluarte de um povo que se orgulha de seus filhos. Povo que sofria ao ver sofrer, talvez aquele que mais se dedicou, que melhor representou nossos interesses.”
“Fui testemunha silenciosa disto tantas vezes. Às vezes admirado, às vezes sem compreender tanta entrega, tanto amor por uma causa… A causa? Bem, a causa não é fim, não é uma edificação, e foram tantas. Não é uma praça, aquelas tão criticadas, mas tão sugeridas hoje. A causa, como ele mesmo fala, são as pessoas.”
“Hoje, vivendo um pouco desta experiência, tão intensa, às vezes até insana, compreendo a solidão das decisões, muitas delas duras, decisões que deixam profundas marcas e são objeto de constantes julgamentos.”
“Governar é escolher caminhos, é arriscar, é ter a coragem de definir prioridades, e assim fazendo, ter a certeza de não contentar a todos”.
“João Cury, não imagino que será só este enfrentamento, outras decisões serão tomadas, outros apontamentos ocorrerão, outros julgamentos virão, mas o maior julgamento ocorrerá um dia e este será para todos, indistintamente, para os que julgam hoje e para os que são julgados.”, manifestou-se o prefeito na rede social.
Continuando a manifestação o prefeito Mário Pardini destaca a confiança na justiça e salienta que as decisões tomadas por políticos e gestores públicos geram frutos como moradias, empregos, educação e saúde de qualidade para a população.
“E o que vai prevalecer? As obras? A aparência? Com certeza não! Prevalecerá o verdadeiro caráter de suas decisões e estas já geraram frutos, abençoaram nosso povo, propiciaram moradia digna, justiça social, oportunidades de emprego, melhor educação, saúde de qualidade e, até mesmo, praças.”
“Confiamos na justiça e nos homens e mulheres que a personificam. O resultado que comemoramos esta manhã nos faz confiar.”
“A população de nosso Estado carece de sua coragem e amor. Vamos trabalhar!”

VEREADORES

Entre os vereadores da bancada governista, a vereadora Alessandra Lucchesi e Paulo Renato, divulgaram links de sites de notícias com reportagens do caso. Alessandra Lucchesi fez o comentário “Tudo tem seu tempo”, nenhum vereador havia feito comentário sobre a decisão mais esperada entre os tucanos de Botucatu.
É bom destacar que a maioria dos vereadores da bancada governista foram eleitos a bordo do prestígio político de João Cury Neto.
Na bancada oposicionista não há qualquer referencia sobre a decisão judicial nos perfis de Carlos Trigo e Rose Ielo, ambos do PDT.

SECRETÁRIOS 

Já entre os secretários de governo, o primeiro a se manifestar foi Marcelo Emílio que reproduziu todos os sites de notícias de Botucatu que divulgaram a decisão judicial. Na manhã de hoje (25) ele também reproduziu a manifestação de Mário Pardini.
O Secretário de Negócios Jurídicos Junior Cury, irmão do ex-prefeito, vem se manifestando desde segunda-feira.
Na segunda ele reproduziu manchetes dos sites de Botucatu, publicou um cartaz da carreata da vitoria em 2008 e escreveu: “tenha fé meu irmão, minha fé te acompanha” e na manhã desta terça-feira publicou a mensagem do prefeito Pardini:
“Belas, verdadeiras e emocionantes palavras Prefeito Pardini ao João! Com certeza a cidade amanheceu mais feliz, mais leve, exatamente como é o semblante da população da nossa terra! Vai meu irmão, minha fé te acompanha!!”
Entre os políticos de Botucatu, o deputado Fernando Cury (PPS) não se manifestou sobre a sentença envolvendo o irmão e cabo eleitoral. Na manhã desta terça-feira ele publica uma série de atividades que participou e encaminhamentos que vem trabalhando, mas não havia (até o final da manhã), qualquer referencia à decisão judicial sobre o caso Sangari.
Também não há manifestações até o momento do ex-vice-prefeito e atualmente Secretário de Cultura, Antonio Luiz Caldas Jr, que durante a gestão tucano-comunista foi extremamente atuante politicamente no governo.