Sindicalistas de Botucatu
Foi agendada para está quarta-feira, dia 27, a primeira reunião de encaminhamento da pauta salarial e acordo coletivo dos trabalhadores da Embraer,  representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu.
As primeiras reuniões aconteceram em agosto, com advogadas da Fiesp que representam a multinacional brasileira fabricante de aviões. Na oportunidade elas tomaram conhecimento das intenções e reivindicações como a reposição da inflação.
De acordo com o diretor de base do Sindicato dos Metalúrgicos, Roque Fabiano, a proposta salarial reivindicada por Botucatu é de 9,2% incluindo percentuais que foram negociados no acordo coletivo de 2015/2016 e que não foram pagos pela empresa.
A campanha salarial está em andamento desde o final de julho, quando o Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu começou a divulgar na porta da empresa, no Aeroporto,  a pauta social e defender a reposição da inflação na data base. Ocorreram encontros da diretoria do Sindicato e a Fiesp no início de agosto e no ultimo dia 15 de setembro.
As negociações com a Embraer são complexas, pois são três sindicatos diferentes e com posturas de encaminhamento independentes. A Fiesp recebeu alternadamente os Sindicatos de Botucatu, São José dos Campos e Araraquara/Gavião Peixoto.
“No começo de agosto protocolamos o pedido de reajuste com previsão em torno de 12%, mas com a divulgação dos números do Dieese sobre a inflação, essa realidade mudou e estamos trabalhando com taxas de 9,5%” destacou Roque Fabiano, diretor de base do Sindicato dos Metalúrgicos.
Os diretores do sindicato dos Metalúrgicos informaram que também estarão atentos ao risco da empresa retirar os benefícios sociais previstos no acordo coletivo de trabalho, devido às recentes mudanças na legislação trabalhista.
“Os nossos companheiros de trabalho estão com grande expectativa nesse acordo e esperamos algo em  torno de 9%, considerando que no ano passado havia uma previsão de pagamento que não se concretizou devido às multas que a empresa teve de pagar na Justiça Americana e esperamos a valorização do nosso trabalho”, salientou Fabiano.